O Cruzeiro foi mais uma vez soberano e atropelou o Náutico em plena Arena Pernambuco, 4 a 1. O jogo, disputado na tarde deste domingo (6) contou com o time estrelado inspirado e emplacando a terceira vitória seguida. Com o resultado, a distância para o vice-líder Grêmio segue nos 11 pontos, dando tranquilidade aos mineiros na manutenção da primeira colocação na tabela.
O Cruzeiro começou controlando as ações do jogo, com a bola no chão. O gol marcado logo aos sete minutos deu calma para o time trabalhar e criar chances de ampliar o marcador. O time mostrou boa postura em campo, marcando firme, saindo rapidamente para o ataque e trocando bons passes. Pelo lado do Náutico, destaque para Maykon Leite, veloz e perigoso, autor do gol do Timbú.
O resultado deixa mantém o Cruzeiro solto na ponta da tabela com 59 pontos. Já o Náutico segue segurando a lanterninha, com apenas 17. Na próxima rodada, o time celeste terá pela frente o desesperado São Paulo, quarta-feira às 21h 50 no Mineirão. Já os pernambucanos recebem o Botafogo no mesmo dia e horário.
O jogo
O jogo começou movimentado, com o Cruzeiro buscando o ataque e indo para cima do Náutico. Com velocidade, os homens de frente da Raposa faziam boas trocas de passe, dificultando a vida da defesa pernambucana. E a superioridade celeste não tardou a aparecer. Aos 9 minutos, Willian bateu o escanteio da direita e Ricardo Goulart apareceu bem, na primeira trave, para cabecear para o fundo da meta de Berna. O Náutico não se assustou a respondeu quatro minutos depois, em cobrança de falta de Bruno Colaço, que Fábio se esticou todo para defender.
O Cruzeiro passou a marcar pressão, atrapalhando a saída de bola do Timbu, que pouco apareceu nos primeiros 25 minutos. Se do lado do Cruzeiro Ricardo Goulart era o jogador mais efetivo na frente, Maykon Leite, com velocidade, foi o principal atleta do Náutico no começo da partida. Aos 25 minutos, Borges teve uma chance de ouro. Everton Ribeiro começou a jogada pela direita, passou pelo seu marcador e acionou Mayke. O camisa 32 mandou para a área e encontrou o centroavante livre, que errou a finalização, desperdiçando um gol certo. O castigo veio logo em seguida. O meio campo do Cruzeiro vacilou na marcação e o meia Angelo Peña deu passe açucarado para Maykon Leite. O atacante bateu de primeira, tirando de Fábio, deixando tudo igual na Arena Pernambuco.
O gol sofrido não diminuiu o ímpeto do cruzeiro e deixou o Náutico mais aberto, saindo mais para o jogo para buscar a virada. Com isso, aumentaram os espaços para os contra ataques em velocidade. O Náutico quase chegou ao segundo gol com Oliveira. Bruno Colaço fez boa jogada e lançou Maykon Leite. O camisa 11 avançou, foi a linha de fundo e cruzou para o uruguaio Oliveira, que bateu para fora, desperdiçando boa chance. A partida seguiu truncada até o apito final do árbitro, sem maiores emoções.
Segundo tempo
O segundo tempo começou como terminou o primeiro, amarrado, com os dois times marcando forte e muitos erros de passe. Contudo, o time estrelado logo mostrou porque é o líder isolado da competição nacional. Com 7 minutos, Willian rolou para Everton Ribeiro que achou Ricardo Goulart em velocidade. O camisa 31 invadiu a área e, de canhota, bateu rasteiro para tirar de Berna e recolocar o Cruzeiro na frente, 2 a 0.
O gol animou o time estrelado que foi para cima e marcou mais um. Willian fez grande jogada individual, passou do primeiro, pedalou e foi derrubado por Leandro Amaro na área, pênalti. Na cobrança, Everton Ribeiro bateu bem, no canto, fazendo o terceiro da Raposa com 12 minutos da etapa complementar.
O jogo seguiu um pouco sonolento até que o Náutico voltou a assustar aos 25 minutos. Hugo fez boa jogada na ponta esquerda e soltou a bomba. Fábio, com a ponta dos dedos, impediu o que seria um golaço da equipe alvirrubra. O Cruzeiro respondeu com Dagoberto, que invadiu a área, passou pelo marcador, mas parou na defesa na hora de finalizar.
Com o placar favorável, o time estrelado colocou a bola no chão e diminuiu consideravelmente a intensidade. Nem por isso, o líder deixou de ser eficiente. Tinga, que entrou no lugar de Everton Ribeiro, recebeu no meio e deu ótimo passe para o lateral Mayke. O jovem invadiu a área e bateu cruzado, fazendo o quarto tento estrelado com 31 minutos. O jogo seguiu com menos velocidade, mas com opções ofensivas. Elicarlos, de fora da área assustou Fábio e Dagoberto, minutos depois, mandou a bola no travessão. A partida seguiu sob o controle estrelado até o fim do jogo, com mais uma vitória azul.
NÁUTICO 1 X 4 CRUZEIRO
Local: Estádio Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE)
Data: 06 de outubro de 2013, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva
Assistentes: Edilson Frasão Pereira e Luís Cláudio Rodrigues da Costa
Gols:
NÁUTICO: Maikon Leite, aos 27 minutos do primeiro tempo
CRUZEIRO: Ricardo Goulart, aos nove minutos do primeiro tempo e aos sete do segundo tempo; Éverton Ribeiro, aos 12, e Mayke, aos 31 minutos do segundo tempo
NÁUTICO: Ricardo Berna; João Filipe, Leandro Amaro, William Alves e Bruno Collaço; Elicarlos, Derley, Dadá (Peña) e Morales (Hugo); Maikon Leite e Olivera (Marcos Vinícius)
Técnico: Marcelo Martelotte
CRUZEIRO: Fábio; Mayke, Léo, Bruno Rodrigo e Ceará; Nilton, Lucas Silva, Éverton Ribeiro (Tinga) e Ricardo Goulart; Willian (Alisson) e Borges (Dagoberto)
Técnico: Marcelo Oliveira