Raposa pode ter Bahia colado na luta pela vaga de Grupos do torneio continental de 2026
Cruzeiro faz as contas para carimbar vaga direta à Libertadores de 2026 (Vinnicius Silva/Cruzeiro)
O Cruzeiro completou no clássico contra o Atlético quatro jogos sem vitórias, o que fez o time se distanciar da briga pelo título do Brasileirão devido aos triunfos consecutivos dos concorrentes Palmeiras e Flamengo, e voltar as atenções agora para não deixar escapar o G4, que garante ao time uma vaga direta à Libertadores do próximo ano.
Em terceiro lugar, com 53 pontos, o time de Leonardo Jardim está a oito do líder Palmeiras - que pode chegar a onze se o Porco vencer o jogo a menos que tem em relação à Raposa - e a dez de vantagem para Botafogo e Bahia, quinto e sexto colocados respectivamente - posições que levam à pré-Libertadores -, restando 30 pontos em disputa.
A diferença para os times da pré pode cair para quatro pontos, caso o Bahia vença os dois jogos a menos que tem na série A. O primeiro acontecerá nesta quinta-feira (16), pela 28ª rodada. O Tricolor enfrenta o Vitória no clássico nordestino, que acontecerá no Barradão. Já o segundo, será apenas na próxima quarta-feira (22), em jogo válido pela 14ª rodada. Atuando em casa, os baianos receberão o Internacional, que briga contra o rebaixamento.
Porém, antes do Colorado, os baianos terão o Grêmio no domingo (19), pela 29ª rodada. O Tricolor de Aço entrará em campo já sabendo do resultado do duelo entre Cruzeiro e Fortaleza, que acontecerá no sábado (18), no Mineirão. Além deles, os botafoguenses também jogarão após secarem o time celeste, já que também entrarão em campo no domingo, na Arena Castelão, contra o Ceará.
Caso não conquiste uma vaga à fase de Grupos da Libertadores do próximo ano, a chance do Cruzeiro não disputar a competição na fase preliminar é remota, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
De acordo com o levantamento, ao final desta 28ª rodada a pontuação necessária para chegar ao torneio continental seria de 66 pontos. Com 59 conquistados, um time teria 94.956% de chances de conquistar uma vaga.
Assim, o time celeste, com 53 somados, estaria a seis de atingir a meta mínima. Em termos de porcentagem, a equipe aparece com 99.69% de voltar à Copa, feito que não acontece desde 2019.
Leia mais