Clube celeste soma 43 triunfos e supera Flamengo, Grêmio e São Paulo no retrospecto
Matheus Henrique e Kaio Jorge comemoram triunfo sobre o Lanús (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
O Cruzeiro é o clube brasileiro com mais vitórias sobre equipes argentinas em competições oficiais. Em 93 confrontos, a equipe mineira conquistou 43 triunfos, superando Flamengo, Grêmio e São Paulo, que possuem 31 vitórias cada. Nesta terça-feira (1º), a Raposa entra em campo contra o Unión Santa Fe, pela estreia da Copa Sul-Americana 2025, podendo ampliar ainda mais essa marca.
Apesar de o Cruzeiro ter disputado mais partidas contra equipes da Argentina, o número de vitórias ainda o coloca em posição de destaque. Enquanto o clube mineiro soma 93 duelos, Flamengo, Grêmio e São Paulo enfrentaram adversários argentinos 70, 71 e 79 vezes, respectivamente. A Raposa também é o único time brasileiro a ultrapassar a marca de 40 vitórias nesses confrontos.
Na Copa Libertadores, principal competição continental, o Cruzeiro, bicampeão do torneio, soma 16 vitórias em 40 jogos contra clubes argentinos, além de nove empates e 15 derrotas. O ataque celeste marcou 52 vezes e sofreu 46 gols.
Lanús x Cruzeiro, em La Fortaleza, em Buenos Aires (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
Pela Copa Mercosul, torneio disputado no final dos anos 1990 e início dos anos 2000, a equipe mineira venceu 10 dos 14 jogos contra times argentinos. O retrospecto se completa com um empate e três derrotas, com saldo de gols positivo: 27 marcados e 10 sofridos.
Na Copa Sul-Americana, foram sete partidas disputadas, com três vitórias, três derrotas e um empate. O Cruzeiro balançou as redes sete vezes e foi vazado em nove oportunidades.
A Supercopa Libertadores, torneio conquistado pelo Cruzeiro em duas oportunidades, registrou 28 confrontos contra argentinos. A campanha do clube celeste inclui 12 vitórias, 12 derrotas e quatro empates. O saldo de gols é equilibrado: 28 marcados e 28 sofridos.
Nas edições da Recopa Sul-Americana e da Copa Masters, foram quatro partidas contra times argentinos, resultando em duas vitórias, um empate e uma derrota. O Cruzeiro marcou sete gols e sofreu três.
No total, o Cruzeiro enfrentou equipes argentinas 93 vezes, com 43 vitórias, 34 derrotas e 16 empates. O saldo de gols também é favorável, com 121 marcados e 96 sofridos.
Leia mais