(Samuel Costa)
As comemorações da China Azul já começaram. Após os 5 a 3 sobre o Criciúma, sábado passado, os gritos de “tricampeão” tomaram conta do Mineirão. E não é para menos. O Cruzeiro pode confirmar matematicamente o título do Brasileiro 2013 com o maior número de rodadas de antecedência da história dos pontos corridos.
A festa aconteceria no próximo dia 10, diante do Grêmio, em casa, na 33ª rodada, ou seja, a cinco do encerramento da competição. Para isso, a Raposa, que soma 65 pontos, tem de bater o Santos, neste domingo, na Vila Belmiro, e os gaúchos.
O grupo do técnico Marcelo Oliveira também tem de torcer por tropeços dos rivais Botafogo e Atlético-PR. Em segundo, o Fogão (53) precisaria de uma derrota ou dois empates nos seus compromissos seguintes.
Os cariocas vão encarar adversários complicados e longe do Rio de Janeiro: Goiás, no Serra Dourada, e Internacional, no Estádio Centenário.
A volta olímpica estrelada dependeria também de uma igualdade do quarto Furacão (52 pontos). Os paranaenses pegarão Internacional e São Paulo, na Arena Joinville, cumprindo a perda de dois mandos de campo.
Nesse cenário, o terceiro colocado Grêmio não alcançaria os mineiros, pois perderia o confronto direto.
Recorde
Se a combinação ocorrer, o Cruzeiro quebrará um recorde que dura seis temporadas. Em 2007, o São Paulo sagrou-se campeão com quatro rodadas de antecipação. A Raposa também igualaria o tricolor paulista como os únicos a levarem o caneco duas vezes antes do encerramento da disputa. A Raposa conseguiu o feito em 2003, com Alex e Vanderlei Luxemburgo.
“Conversamos e fizemos um pacto, para vencermos os próximos jogos e decretarmos o título”, avisa Éverton Ribeiro, estrela da companhia estrelada no campeonato.
O curioso é que hoje um desastre poderia não tirar o troféu da Toca. Com a pontuação atual, os matemáticos mostram que se os cruzeirenses saírem derrotados em todos os sete jogos restantes da Série A, ainda têm 15,15% de chances de selar o tri. Uma vitória faz essa probabilidade pular para 55,9%.
Na ponta
Talvez, a própria China Azul não imaginasse tamanha supremacia neste momento do Brasileirão. Mas com rivais, antes considerados favoritos, afundando em irregularidade, a Raposa pegou a ponta e, ao que tudo indica, não vai mais largá-la.
A “facilidade” encontrada já rendeu à turma celeste o posto de clube com maior número de rodadas na liderança, desde 2003. São 73 no total, incluindo as quatro de vantagem que tem agora para o vice Botafogo.
Em 2013, o Cruzeiro pode fechar a competição com 27 rodadas no topo – 71% das 38. Apesar desta provável conquista aparentar ser mais “folgada” que a de 2003, aquela formação passou 85% do tempo da Série A na liderança.
“Temos grandes chances de ser campeões e vamos dar outro passo diante do Santos, na Vila”, promete o atacante Everton Ribeiro.