Cruzeiro mostra competência e vence o Criciúma fora de casa por 2 a 1

Álvaro Castro - Hoje em Dia
07/08/2013 às 21:31.
Atualizado em 20/11/2021 às 20:46

O Cruzeiro mostrou competência e tranquilidade para vencer o Criciúma por 2 a 1 em pleno estádio Heriberto Hülse. O jogo, válido pela 12ª rodada do Brasileiro marcou o retorno momentâneo do time estrelado à liderança da competição. Vinícius Araújo e Ricardo Goulart marcaram para o time celeste, enquanto Bruno Lopes descontou para os donos da casa.

O jogo começou com muita velocidade, apesar do péssimo estado do gramado. Os dois times tiveram dificuldade de colocar a bola no chão e os erros de passe e o nervosismo tomaram conta no começo da partida. Aos poucos, o Cruzeiro mostrou superioridade técnica e sorte para abrir o placar com Vinícius Araújo. Pelo Criciúma, Lins foi o melhor jogador, criando chances, batendo a gol e infernizando a vida de Egídio.

No segundo tempo, o tigre cresceu, dominou a partida e empatou com Bruno Lopes. Para a sorte da China Azul, Marcelo Oliveira foi novamente decisivo e mexeu bem no time. Martinuccio, que entrou na vaga de Everton Ribeiro, fez a jogada para que Ricardo Goulart pudesse marcar de letra. Golaço.

Com o resultado, o time da Toca fica temporariamente na ponta da tabela com 24 pontos. A equipe catarinense fica com 12, perigosamente próxima à zona de rebaixamento.

Na próxima rodada, o Cruzeiro recebe o Santos no domingo (11), às 16 horas, no Mineirão. O Criciúma vai a Campinas enfrentar a Ponte Preta, no mesmo dia, às 18h30.

O jogo

O jogo começou em alta velocidade e, logo nos primeiros segundos, o Criciúma teve a primeira chance. Lins apareceu pela direita e cruzou para a cabeçada de Fabinho, que parou no arqueiro celeste. O Cruzeiro respondeu em seguida, com cruzamento de Egídio, que a defesa mandou para fora. Na cobrança de escanteio, Bruno Rodrigo quase marcou.

Mesmo com o gramado muito ruim, os times começaram com muita correria, contudo errando muitos passes. Com a dificuldade em colocar a bola no chão, ambas as equipes abusaram das bolas alçadas na área. O Cruzeiro começou afobado, dando muito espaço sobretudo para a dupla Lins e Sueliton. Com 13 minutos, o atacante recebeu, deu belo drible em Egídio e bateu firme para Fábio defender.

Com o perde-e-ganha constante, as entradas mais duras começaram a aparecer com mais frequência, até que, aos 19 minutos, o tempo fechou de verdade. Egídio e Sueliton bateram boca e Luan chegou a colocar a mão no rosto do camisa 2 do Tigre. Um princípio de confusão se instalou, mas o árbitro conseguiu acalmar os ânimos. Apesar das dificuldades e do melhor momento dos donos da casa, foi o Cruzeiro quem abriu o placar aos 23 minutos. Após jogada de Ricardo Goulart, Sueliton afastou para o meio da área e Vinícius Araújo não perdoou, 1 a 0.

Com o gol, o time estrelado se acalmou, acertou o posicionamento e passou a jogar nos contra-ataques. Nos escanteios, a dupla de zaga sempre levava perigo. O jogo seguiu fraco tecnicamente, com alguns lampejos do Cruzeiro, que quase chegou com Ricardo Goulart e Luan. O camisa 88 apareceu bem após bela jogada de Souza,  que aos 40 minutos arrancou e cruzou na cabeça do atacante. Helton Leite se esticou todo para salvar o Tigre de levar o segundo ainda na etapa inicial.

Segundo tempo

O Cruzeiro voltou para o segundo tempo com Willian na vaga de Luan, que deixou o campo visivelmente nervoso. O time celeste começou jogando bem, com mais posse de bola e marcando pressão. Com 5 minutos, a equipe mineira já havia chegado com perigo em duas oportunidades.  Já o Criciúma, que por jogar em casa tinha obrigação de buscar a vitória, ficou atrás apenas se defendendo nos primeiros 10 minutos.

O Cruzeiro chegou a marcar aos 17 minutos. Após falta sofrida por Willian, Souza colocou na cabeça de Vinícius Araújo, que impedido, marcou. O gol foi anulado.  O Criciúma respondeu alguns minutos depois. O time catarinense recuperou a bola em um erro na saída celeste e cruzou para a área. Fábio espalmou para o meio e Fabinho bateu. O goleiro estrelado pegou firme e reclamou muito da falha. O Tigre foi aos poucos ganhando espaço, principalmente com a entrada de Bruno Lopes na vaga de Cassiano.

Aos 24 minutos, a melhora se traduziu em gols. Lins, melhor jogador do tricolor, recebeu na grande área, fez uma embaixada e de puxeta mandou a bola na trave de Fábio que só olhou. No rebote, Bruno Lopes, esperto, mandou para a rede de cabeça. O empate animou os donos da casa que, no embalo da torcida que não parava de cantar um segundo, foi para cima.

A Raposa tentava chegar nos contra-golpes, mas deu impressões de ter "sentido o gol". O esquema 4-2-3-1 perdeu força com a saída de Luan e, principalmente, com a pouca presença dos laterais na frente na etapa complementar. Com 35 minutos, foi a vez do Cruzeiro colocar a bola no chão e tentar furar a boa marcação armada por Vadão. Contudo, a entrada de Martinuccio acabou dando certo. Aos 39 minutos, o argentino escapou pela direita e cruzou rasteiro. Ricardo Goulart mostrou oportunismo e, de letra, colocou a bola no fundo do gol de Helton Leite, 2 a 1 Cruzeiro.

O gol deu tranquilidade para o Cruzeiro se fechar e levar a vitória e os três pontos de volta para Belo Horizonte.

CRICIÚMA 1 X 2 CRUZEIRO

Local: Estádio Heriberto Hulse, em Criciúma (SC)
Data: 07 de agosto de 2013, quarta-feira
Horário: 19h30
Arbitro: Marcos André Gomes da Penha (ES)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Rener Santos de Carvalho (AC)
Cartões amarelos: Marlon, Suéliton e Matheus Ferraz (Criciúma); Luan e Éverton Ribeiro (Cruzeiro)

Gols:
CRICIÚMA: Bruno Lopes, aos 24 minutos do segundo tempo
CRUZEIRO: Vinicius Araújo, aos 23 minutos do primeiro tempo; Ricardo Goulart, aos 38 minutos do segundo tempo

CRICIÚMA: Helton Leite; Suéliton, Fábio Ferreira (Leonardo), Matheus Ferraz e Marlon (Leandro Brasília); Ewerton Páscoa, Gilson, Ivo e Fabinho; Lins e Cassiano (Bruno Lopes)
Técnico: Vadão

CRUZEIRO: Fábio; Mayke, Bruno Rodrigo, Dedé e Egídio; Leandro Guerreiro, Souza, Ricardo Goulart e Everton Ribeiro (Martinuccio); Luan (Willian) e Vinicius Araújo (Borges)
Técnico: Marcelo Oliveira

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por