(Vinnicius Silva/Cruzeiro)
Chave virada, pés no chão, humildade e a consciência de que ainda resta muito a fazer para que o time alcance uma rendimento de fato próximo do que teve nos primeiros meses do ano. É com esse pensamento que o técnico Mano Menezes preparou a equipe que enfrenta o Botafogo neste domingo, às 16h, no Mineirão, pela 10ª rodada do Brasileirão.
Mesmo com a folgada vitória por 3 a 0 sobre o Atlético, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, quinta-feira, a Raposa encara o confronto com o Alvinegro carioca com muita seriedade e força máxima em campo, sem poupar atletas pensando na volta contra o arquirrival, no meio da semana.
Para alguns jogadores, como o goleiro Fábio, o confronto contra o Fogão é um dos mais importante do mês. Para o treinador, trata-se de uma imperdível oportunidade para comprovar a disposição de deixar a incômoda zona de rebaixamento na tabela do campeonato.
"O Cruzeiro, quando iniciou o Brasileiro, era uma equipe quase invicta. Então, isso, às vezes, cria um sentimento que atrapalha um pouco o que você precisa fazer. O futebol é muito duro, eu sempre digo isso. Você precisa fazer sempre bem feito”, afirmou Mano, após a goleada sobre o Galo, quando indagado sobre o compromisso seguinte, pela competição de pontos corridos.
Formações
Com a suspensão de Lucas Romero, que vinha sendo improvisado na lateral-direita no lugar do machucado Edílson, e do meia Robinho, um dos destaques na vitória por 3 a 0 sobre o Atlético, pelas quartas da Copa do Brasil, Mano deve voltar a improvisar no setor defensivo.
O mais provável é que Jadson, também volante, seja deslocado para a posição, embora Orejuela, autêntico lateral, tenha se reintegrado ao grupo e aos treinamentos após um longo período de lesão.
Também é possível que o treinador mantenha Marquinhos Gabriel e Pedro Rocha atuando juntos, um em cada lado, com Thiago Neves mais centralizado e a volta de Fred como centroavante, já que o jogador ficou no banco a maior parte do tempo, no clássico de quinta-feira.
No Botafogo, que chega a BH como sétimo colocado no Brasileiro, o técnico Eduardo Barroca também vai escalar o que tiver de melhor à disposição. Cícero, que está em transição, não deve jogar, mas a equipe terá a volta do lateral-direito Marcinho, que teve seu nome especulado como reforço da Raposa no início da temporada.
FICHA DO JOGO
Cruzeiro: Fábio; Jadson, Dedé, Léo e Egídio; Henrique e Ariel Cabral; Marquinhos Gabriel, Thiago Neves e Pedro Rocha; Fred. Técnico: Mano Menezes.
Botafogo: Gatito, Marcinho, Carli, Gabriel e Gilson; Bochecha, Alex Santana e João Paulo; Erik, Luiz Fernando e Diego Souza. Técnico: Eduardo Barroca.
Motivo: Campeonato Brasileiro (10ª rodada)
Estádio: Mineirão, às 16h.
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Jorge Eduardo Bernardi, todos do RS.
VAR: Rafael Traci (SC)
Transmissão: Canal Premiere