(Washington Alves)
Hoje técnico do Cruzeiro, o ex-atacante Deivid ficou marcado pela facilidade em estufar as redes adversárias. Fora de campo, ele vive um dilema em seu primeiro trabalho como treinador. Com apenas quatro gols marcados nas quatro primeiras rodadas do Campeonato Mineiro, o time estrelado tem o pior ataque dos últimos 13 anos, falha que precisa corrigir para o clássico contra o América no próximo fim de semana.
De 2003 para cá, quando o Cruzeiro voltou a disputar ininterruptamente o Estadual após participação na Sul Minas e Supercampeonato Mineiro, nunca os atacantes tinham balançado as redes em tão poucas oportunidades. O pior ano havia sido 2014, com o técnico Marcelo Oliveira, quando o time conquistou o bicampeonato brasileiro.
Antes de engrenar no Nacional de 2014, a Raposa fez apenas seis gols nas quatro primeiras do Campeonato Mineiro. Mas vale ressaltar que, na ocasião, os comandados de Marcelo Oliveira estavam na Libertadores e já tinham disputado clássicos contra Villa Nova e América.
Em 2010, sob o comando de Adilson Batista, só na partida de estreia do Estadual a equipe da Toca marcou dois gols a mais do que tem nesta atual edição, com uma goleada de 6 a 0 sobre o Uberlândia, no Mineirão. Thiago Ribeiro, Kleber (3), Cláudio Caçapa e Diego Renan construíram o placar.
Goleadas
Em 2009, 2006 e 2004, os atacantes do Cruzeiro também precisaram de apenas um jogo nas quatro primeiras rodadas do Mineiro para superar o atual ataque de Deivid, com as goleadas de 5 a 0 sobre o Social e Guarani, 5 a 2 diante do Democrata e 5 a 2 para cima do Guarani, respectivamente.
Em 2009, inclusive, com Adilson Batista, o ataque estrelado foi o mais positivo dos últimos tempos no início do Mineiro, com 15 gols nas quatro primeiras rodadas. Além dos 5 a 0 sobre o Social, repetiu o placar diante do Guarani. Em 2008, os atacantes do time estrelado marcaram 13 gols nos quatro primeiros confrontos.
No Campeonato Mineiro de 2016, apenas Alisson, Élber, Rafael Silva e Arrascaeta marcaram gols. Reforço neste ano, Rafael Silva, autor de dois na derrota de 4 a 3 diante do Fluminense, pela Sul-Minas-Rio, vem sendo um dos destaques.