Equipes se enfrentaram em 16 oportunidades, desde 1968
(Bruno Haddad/Cruzeiro)
Cruzeiro e Boca Juniors voltarão a se enfrentar por uma competição continental depois de seis anos. O último confronto entre as equipes aconteceu em 2018, pela Copa Libertadores, com vitória da equipe argentina, mas a história do clássico mostra uma disputa bastante equilibrada.
A primeira partida entre as equipes aconteceu em um amistoso em 1968, vencido pelo Cruzeiro com o placar de 1 a 0, no Mineirão. O troco Xeineze aconteceu nove anos depois, e foi um duro golpe para a Raposa. Em 1977, as equipes fizeram a final da Libertadores. No primeiro jogo, em Buenos Aires, triunfo simples do Boca. Na volta, no Mineirão, vitória celeste por 1 a 0. Nas decisões por pênaltis, o Boca levou a melhor com o lateral Vanderlei desperdiçando a última cobrança para os brasileiros.
Após esse embate, as equipes voltaram a se enfrentar por amistosos, Supercopa da Libertadores, Copa Libertadores e Copa Master da Supercopa. As estatísticas mostram um equilíbrio com seis vitórias para cada equipe e quatro empates. O Cruzeiro leva pequena vantagem nos gols marcados, com 17 tentos contra16 da equipe tradicional de Buenos Aires.
O confronto das oitavas de final será o primeiro entre as equipes pela Copa Sul-Americana. Os dois times estão na competição desde o seu início, porém o time argentino se classificou como segundo do grupo e eliminou o Independiente Del Valle, que veio da Copa Libertadores, nos playoffs. O Cruzeiro, como foi o melhor da sua chave, esperou o adversário. Os confrontos entre as equipes estão definidos para acontecer nos dias 14 de agosto, no La Bombonera, em Buenos Aires, e no dia 21 de agosto, no Mineirão.
Leia mais