Restando nove jogos para a Raposa, o time tem 4% de queda e 60% de disputar a Sula
Cruzeiro está a seis pontos da permanência na série A (Staff Images / Cruzeiro)
A principal meta do Cruzeiro na temporada está cada vez mais próxima de ser atingida, de acordo com o departamento de matemática da UFMG. Com o final da 30ª rodada, a Raposa, que não entrou em campo, viu cair de 4.9% para 4.3% a chance de voltar à segunda divisão.
Em 13º colocado na tabela, com 37 pontos, o time celeste abriu uma vantagem de cinco pontos para o Goiás, o primeiro time da zona da degola. Conforme os matemáticos, se alcançar 43 pontos, a chance de permanecer é superior a 50%. Assim, o Cruzeiro precisaria de apenas duas vitórias, em nove jogos que tem pela frente, para selar a vaga na elite nacional.
Na quinta-feira (2), os comandados de Zé Ricardo terão mais uma chance de decretar a permanência. A Raposa encara o São Paulo, no Morumbi, às 20h. Além de ficar a três pontos do objetivo, o Cruzeiro ainda ultrapassaria o Tricolor Paulista na tabela. O São Paulo está em 11º lugar, com 39, e um jogo a mais.
Perto da Sul-Americana
Se a cada rodada a Raposa se afasta do Z4, mais perto fica da Sul-Americana. Atualmente, o 13º, posto que ocupa, garante uma vaga na competição continental. No levantamento realizado pelos matemáticos da UFMG, o Cruzeiro tem 62.2% de disputar a Sula.
Vale lembrar que, como o São Paulo faturou a Copa do Brasil, garantindo assim uma vaga na Libertadores de 2024, caso termine entre os 12 primeiros colocados, o 13º está garantido na Sul-Americana. De acordo com o regulamento do Brasileirão, as equipes que terminarem entre o 7º e o 12º posto estarão presentes no segundo torneio da Conmebol.
Leia mais