Raposa ‘amassou o Leão’ no primeiro tempo e controlou o ímpeto dos donos da casa na etapa final
Lucas Silva marca na vitória do Cruzeiro sobre o Fortaleza na Arena Castelão (Samuel Andrade / Cruzeiro)
O Cruzeiro venceu o Fortaleza por 2 a 0, na Arena Castelão, neste domingo (25) e terminou a décima rodada a dois pontos do líder Palmeiras, o próximo adversário da Raposa pelo Brasileirão. O triunfo celeste poderia ter sido por um placar ainda maior, já que a equipe ‘“amassou” os donos da casa no primeiro minuto, mas pecou nos arremates finais, e controlou o ímpeto dos donos da casa na segunda etapa. Na reta final, a Raposa ainda teve um jogador a mais em campo.
Com o resultado, o Cruzeiro chegou aos 20 pontos e segue na terceira posição, um ponto atrás do vice-líder Flamengo. De quebra, a equipe emplacou o nono jogo sem derrotas. Para tentar ampliar a marca, a equipe terá o confronto com o Unión Santa Fe, na despedida da Sul-Americana, antes de enfrentar o Porco na série A.
O jogo contra os argentinos acontecerá na quarta-feira (28), às 21h30, no Mineirão. A tendência é que Leonardo Jardim escale um time alternativo e foque na preparação dos titulares para o duelo com o Palmeiras que pode valer o topo do Brasileirão. O desfalque certo será Villalba, que levou o terceiro amarelo e terá que cumprir suspensão.
O jogo
Mesmo jogando fora de casa, o Cruzeiro foi o dono das ações desde os primeiros minutos do confronto, desperdiçando boas chances para sair à frente no placar. Após tanto martelar e pecar no arremate final, Kaio Jorge, com assistência de Gabigol, mandou a bola para o fundo das redes, aos 33 minutos.
E o garçom Gabigol voltou a atuar aos 40, dessa vez atraindo a marcação da defesa, deixando assim Lucas Silva livre para ajeitar para a perna esquerda e bater firme no canto direito de João Ricardo, que nada pôde fazer além de buscar a bola no barbante. Um golaço do time celeste, que passeia na Arena Castelão.
Poucos minutos depois, o Cruzeiro poderia ter ampliado com Lucas Romero, mas a redondinha desviou na marcação antes de chegar ao gol, morrendo na linha de fundo, na última oportunidade clara do primeiro tempo.
Diferentemente do que aconteceu no início do duelo, o Fortaleza voltou melhor e buscando o ataque para tentar diminuir o prejuízo. Para tentar retomar o controle do jogo, o técnico Leonardo Jardim promoveu as entradas de Bolasie e Eduardo nas vagas de Marquinhos e Gabigol.
Mas foi o Leão do Pici que seguiu martelando. Tanto que a primeira finalização da Raposa na etapa só foi acontecer aos 35, com Kaio Jorge. Logo em seguida, o atacante deixou o duelo para a entrada de Kaique Kenji.
Ao entrar em campo, o “Cria da Toca” viu a Raposa ficar com um jogador a mais após Pedro Augusto, que havia entrado na vaga de Pol Fernández, levar o segundo amarelo após cometer falta em Christian. Nos minutos finais, Jardim sacou Romero e Christian e mandou a campo Murilo Rhikman e Lautaro. Da arquibancada da Arena Castelão, a torcida celeste celebrava o triunfo com gritos de olé, até o apito final.
FICHA TÉCNICA
Fortaleza 0x2 Cruzeiro
Fortaleza
João Ricardo; Tinga, Kuscevic, Gustavo Mancha e Diogo Barbosa (Mancuso); Pol Fernández (Pedro Augusto), Zé Welison (Calebe) e Martínez (Pochettino); Pikachu, Breno Lopes (Lucca Prior) e Lucero. Técnico: Juan Vojvoda
Cruzeiro
Cássio, William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero (Murilo Rhikman), Lucas Silva e Christian (Lautaro); Marquinhos (Bolasie), Gabigol (Eduardo) e Kaio Jorge (Kaique Kenji). Técnico: Leonardo Jardim
Motivo: 10ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 25 de junho de 2025 (domingo)
Local: Arena Castelão, Fortaleza-CE
Arbitragem: João Vitor Gobi, auxiliado por Alex Ang Ribeiro e Evandro de Melo Lima
VAR: Thiago Duarte Peixoto.
Cartão Vermelho: Pedro Augusto (Fortaleza)
Cartões Amarelos: Martínez, Gustavo Mancha (Fortaleza); Villalba (Cruzeiro)
Gols: Kaio Jorge, aos 33’; Lucas Silva, aos 43’, 1º tempo (Cruzeiro)
Leia mais