Vitória e resultados da rodada contribuem para o time celeste permanecer na elite nacional
Cruzeiro vence e abre quatro pontos para a zona de rebaixamento (Staff Images Cruzeiro)
Com o final da 28ª rodada, o departamento de matemática da UFMG atualizou a probabilidade dos clubes permanecerem na série A em 2024. O Cruzeiro, que havia iniciado a rodada com chances acima de 30% de um bate-volta, agora vê a possibilidade cair para 14.2%.
Esse número foi possível graças a vitória celeste no clássico contra o Atlético, o primeiro da Arena MRV, que levou o time aos 34 pontos, e os tropeços de alguns concorrentes diretos, como por exemplo, o Vasco e o Santos, os dois times que abrem a zona da degola, com 30.
Enquanto o cruzmaltino perdeu para o Flamengo por 1 a 0, os santistas sofreram a pior derrota da competição: 7 a 1, para o Internacional. Além das equipes, a Raposa ainda contou com os empates do Goiás, com o Cuiabá, e do Corinthians, com o América para abrir vantagem para as duas equipes que ocupam o 16º e o 15º lugar, respectivamente.
No caso do Timão, os comandados de Zé Ricardo trocaram de lugar e passaram a ocupar a 14ª colocação, com 34 pontos, a mesma pontuação do Bahia, que fica à frente por ter uma vitória a mais (9 contra 8).
Para sacramentar a permanência, os estudos apontam que a Raposa precisaria somar mais 11 pontos para chegar aos 45, o que daria apenas 8.822% de chance de cair. Com mais dez rodadas em jogo, o Cruzeiro teria que vencer três e empatar dois para chegar ao objetivo principal da temporada.
Se somar apenas apenas 10, o que faria a Raposa chegar aos 44, ainda sim o time tenderia a ficar na série A. Segundo a matemática, a probabilidade de disputar a segundona vai para 23.662%. Se alcançar 43 pontos, a chance de voltar para a segundona aumenta, porém, fica ainda abaixo dos 50%.
Na próxima quarta-feira (25), às 20h, no Mineirão, o time celeste pode abaixar ainda mais as chances de queda. Isso porque vai enfrentar os baianos, no confronto direto.
Em caso de mais um triunfo, o Cruzeiro poderá subir ainda mais na tabela e, além de ultrapassar o adversário, pode alcançar o 12º lugar, caso o Inter tropece diante do líder Botafogo.
Leia mais