João Pedro

De sobrevivente no Ninho do Urubu a gol no 1º jogo como profissional: conheça a 'joia' do Cruzeiro

Atacante revelado pelo Flamengo marcou nos acréscimos diante do Villa, na primeira rodada do Campeonato Mineiro

Bernardo Haddad*
@_bezao
25/01/2024 às 14:29.
Atualizado em 25/01/2024 às 15:00
João Pedro, atacante do Cruzeiro (Reprodução/ Instagram)

João Pedro, atacante do Cruzeiro (Reprodução/ Instagram)

O garoto João Pedro, de 20 anos, marcou o primeiro gol como profissional, nessa quarta-feira (24), e garantiu a vitória do Cruzeiro contra o Villa Nova, pela 1ª rodada do Campeonato Mineiro. O jovem foi revelado pelo Flamengo e escapou do incêndio no Ninho do Urubu, em 2019, que matou 10 garotos da base flamenguista. 

O atacante, com apenas 16 anos, não estava nas dependências do clube no dia do incêndio por coincidência. Ele revelou que o treino havia sido cancelado e por isso, foi dormir na casa de um amigo na Barra da Tijuca. Na época, conhecido como “Neguebinha”, João relatou a dor que sofreu com a perda dos colegas. 

“Eu não estava no local, estava pelo clube treinando. Fiquei sabendo que não ia ter treino hoje e vim para a casa do meu amigo que mora na Barra da Tijuca. E esses três amigos estavam pedindo para eu ficar, dormir lá, mas eu praticamente nesta semana não dormi lá no alojamento”, disse o atacante,  em entrevista à Globo em 2019.

Apesar da tragédia, João permaneceu no Flamengo até 2022, quando foi transferido ao time B do Real Valladolid, outro clube administrado por Ronaldo, sócio majoritário da SAF do Cruzeiro. Em julho do ano passado, veio para o time mineiro para integrar o elenco sub-20. 

Em 2023, o atacante participou do título da Copa do Brasil sub-20, conquistado pela Raposa. Ele fez dois gols durante a campanha celeste. 

João Pedro foi campeão da Copa do Brasil sub-20 com o Cruzeiro (Reprodução/ Instagram)

João Pedro foi campeão da Copa do Brasil sub-20 com o Cruzeiro (Reprodução/ Instagram)

Com o bom desempenho na base, João recebeu a primeira oportunidade no profissional em dezembro de 2023, no empate por 0 a 0 com o Botafogo, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Na estreia celeste em 2024, o atacante marcou o primeiro gol como profissional e trouxe a vitória para o Cruzeiro. Nos acréscimos do segundo tempo do confronto diante do Villa Nova, João recebeu passe de Wesley Gasolina e, com a perna esquerda, não perdoou o goleiro Gabriel Parra. 

Após o jogo, o jovem agradeceu o suporte da comissão técnica e da diretoria celeste. Ele também mencionou outros atletas que buscam espaço na Raposa e dedicou o gol à mãe Regina. 

“Emoção é muito grande. Marcar meu primeiro gol como profissional. Alegria incrível. Estou muito feliz. Feliz pela oportunidade de estar aqui, de entrar no jogo e ajudar os companheiros com o mais importante: a vitória, os três pontos. Ressaltar também que é o primeiro jogo. A gente tá bem. A gente vem trabalhando muito para isso”, disse João. 

Próximo jogo do Cruzeiro no Mineiro

Após a vitória na estreia, o Cruzeiro volta aos gramados neste sábado (27), quando recebe o Athletic, às 16h30, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. A Raposa lidera o Grupo A do Campeonato Mineiro, com três pontos.

*Estagiário sob supervisão de ... 

Leia mais 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por