Em boa fase, Cruzeiro pega Botafogo no Independência

Gazeta Press
05/09/2012 às 08:38.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:01
 (Washington Alves/Vipcomm)

(Washington Alves/Vipcomm)

O Cruzeiro recebe o Botafogo, nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG), em confronto direto válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. As duas equipes estão no páreo por uma vaga na Copa Libertadores e entram em campo embaladas por conta de bons resultados. O Glorioso derrotou o Coritiba por 2 a 0 e aparece na oitava posição com 31 pontos, três a menos que a Raposa, que aparece na sexta posição e vem de duas vitórias consecutivas, sendo a mais recente por 3 a 0 diante do Náutico.

O Cruzeiro curte a boa fase na competição nacional e pretende emplacar a terceira vitória seguida. Nos últimos jogos no campo do Horto, a Raposa tem conseguido boa adaptação às dimensões reduzidas e atuando com a bola no chão. Apesar de o momento ser favorável, os jogadores do time mineiro não se iludem e sabem que o duelo contra os cariocas será difícil.

Esse é o pensamento do volante Everton, que vem sendo improvisado na lateral esquerda e tem dado conta do recado. O atleta acredita que a equipe celeste tem que entrar em campo com a mesma dedicação e empenho dos últimos jogos se quiser triunfar ante o Botafogo.

"Conseguimos duas vitórias importantes, mas temos que estar com os pés no chão. A equipe do Botafogo é boa. As vitórias nos deixaram mais alegres, mas teremos outra pedreira, que é o Botafogo. Estamos no caminho legal e nos adaptando ao Independência. Agora é continuar nessa mesma pegada, que o campeonato ainda está em aberto ", declara.

A notícia ruim para a torcida do Cruzeiro é que o argentino Montillo, que desfalcou o time na vitória contra o Náutico, por conta de dores na coxa esquerda, também fica fora contra o Botafogo. Existia a expectativa pelo retorno do craque, mas a comissão técnica optou por preservar o jogador e evitar novas lesões. Com isso, Souza será mantido na equipe titular.

O reforço para o duelo será o volante Leandro Guerreiro, que cumpriu suspensão por conta de expulsão no jogo contra o Atlético e volta a ficar à disposição de Celso Roth. Quem ainda fica de fora do time é o lateral-direito Ceará, em fase de recuperação de uma lesão no tornozelo direito, que vai completar a quarta rodada seguida desfalcando o Cruzeiro. O zagueiro Léo será improvisado no setor.

Pelo lado do Botafogo o meia holandês Seedorf, preservado contra o Coritiba por conta de desgaste muscular, reaparece na vaga de Renato, vetado devido a dores no músculo adutor da coxa esquerda. Outro que reaparece é o meia Andrezinho, livre de uma torção no tornozelo direito. Ele assumirá a vaga de Lodeiro, afastado por estar servindo à seleção uruguaia em jogos das Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil. Com a Seleção Brasileira em amistosos internacionais, o goleiro Jéfferson será susbstituído por Renan.

No primeiro turno as duas equipes fizeram uma partida muito disputada no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ). O Botafogo abriu 2 a 0, com gols de Amaral, contra, e Herrera. Mas permitiu a virada da Raposa, que chegou aos 3 a 2 com Anselmo Ramon, Everton e Wellington Paulista. Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo, conversou com seus jogadores sobre a importância de o time ter uma postura vencedora contra o Cruzeiro, sem demonstrar insegurança. A ideia é conseguir administrar bem a partida no sentido de encontrar o equilíbrio certo para definir o confronto, uma vez que a tendência é a Raposa tomar a iniciativa do duelo.

"O Cruzeiro tem um time de muita qualidade e vamos encontrar dificuldades, mas sei do potencial do Botafogo e temos condições de conquistar o resultado positivo mesmo jogando em Minas Gerais. Vamos jogar com inteligência, procurando impor o nosso estilo de jogo e encontrar o melhor momento para poder definir a partida a nosso favor", analisa o treinador.

Os botafoguenses realmente acreditam na conquista de uma vitória, já que o time conseguiu derrotar grandes adversários quando atuou como visitante. Se a falta de atacantes de origem costuma complicar o desempenho em casa, onde existe a necessidade de pressionar o adversário, o fato se torna um aliado longe do Rio de Janeiro, quando a velocidade é fundamental. Foi assim em vitórias importantes, como o 3 a 2 sobre o Coritiba, os 2 a 1 sobre o Internacional e o Atlético-GO e 3 a 1 diante do Corinthians.

"Nós sabemos jogar bem fora de casa e estamos conseguindo bons resultados. Apenas a goleada de quatro a zero contra o São Paulo que não estava nos planos. No mais, estamos conseguindo jogar bem longe do Rio de Janeiro e a ideia é conseguir fazer com que isso se repita diante do Cruzeiro, apesar das dificuldades deste encontro", afirma o lateral-direito Lucas.
 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por