(Flávio Tavares)
O atacante Leandro Damião tem sido decisivo para o Cruzeiro na Copa Libertadores. Ele fez o gol da vitória sobre o São Paulo, no Mineirão, levando a decisão da vaga nas quartas de final para a cobrança de pênaltis.
No jogo de ida das quartas, contra o River Plate, em Buenos Aires, participou do lance do gol de Marquinhos no triunfo por 1 a 0. Agora, a Raposa tem a chance de chegar à semifinal com um empate, nesta quarta-feira (27), a partir das 22h, no Gigante da Pampulha.
Mas o Cruzeiro quer a vitória para carimbar o passaporte. Se for derrotado por 1 a 0, a decisão será nos pênaltis. Se o time argentino vencer por dois gols de diferença ou por um de vantagem, desde que balance a rede duas vezes ou mais, garante a vaga
Leandro Damião pode reassumir a condição de protagonista. Mas travará um duelo com o colombiano Teo Gutiérrez, atacante do River. E o cruzeirense sabe da dificuldade que é enfrentar uma equipe argentina, mesmo tendo a vantagem do regulamento.
“Será um jogo parecido com o de Buenos Aires, os dois times atacando bastante. Temos de jogar em cima do adversário para conseguir a classificação”, diz.
Para Damião, a receita é manter a pegada da partida contra o tricolor paulista. “O Marcelo (Oliveira) já nos passou a tática que vamos usar e nos orientou. Temos que manter a atitude que tivemos contra o São Paulo, sem menosprezar o adversário”, ressalta o camisa 9. Ele já marcou quatro gols nesta Libertadores.
Em boa forma – foi convocado por Dunga como suplente da Seleção para a Copa América –, Damião está confiante num bom desempenho nesta quarta-feira. Ele foi poupado do rachão dessa terça-feira (26), no Mineirão, mas participou normalmente do treino tático.
Marcelo Oliveira comandou a atividade pela manhã e depois seguiu para acompanhar o enterro da mãe dele, Luiza Raimunda Oliveira, de 87 anos. Ela morreu em consequência de um câncer.
Forte defesa
Jogando no Mineirão, o Cruzeiro tem mostrado até agora um forte sistema defensivo na Libertadores. Em quatro jogos, não sofreu gol: 0 a 0 com o Huracán-ARG, 3 a o sobre o Mineros-VEN), 2 a 0 diante do Universitario de Sucre-BOL e 1 a 0 no São Paulo (4 a 3 nos pênaltis).
Marcelo Oliveira prioriza bola parada em treino no Mineirão
Para obter a vaga nas semifinais, o Cruzeiro entra em campo com o mesmo time que derrotou o River Plate por 1 a 0, quinta-feira passada, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires. No treino dessa terça-feira no Mineirão, o técnico Marcelo Oliveira priorizou cobrança de pênaltis (acontecerá apenas em caso de derrota do Cruzeiro, por 1 a 0) e bolas paradas, como cruzamento, cobranças de falta e de escanteio.
As bolas paradas são armas do time celeste na tentativa de aproveitar a força do jogo aéreo com o zagueiro Bruno Rodrigo e o atacante Leandro Damião. Também servem para anular o ponto forte do time adversário.
O técnico ganha opções ofensivas para a decisão dessa quarta-feira. O atacante Alisson, que entrou no segundo tempo contra a Ponte Preta, no domingo, pelo Campeonato Brasileiro, treinou normalmente e foi relacionado para a partida dessa quarta-feira.
O meia Gabriel Xavier participou da atividade dessa terça-feira. Ele deixou o campo contra a Ponte por causa de uma torção no tornozelo esquerdo e uma pancada na boca (levou quatro pontos).
O Cruzeiro adotou na Libertadores os treinamentos no Mineirão na véspera dos jogos em casa. É uma forma de o time se acostumar ainda mais com o gramado do Gigante da Pampulha.
Espaços
O lateral-esquerdo chileno Mena, que vem subindo de produção, ressalta que é importante jogar com inteligência. “Não podemos sair como loucos para o ataque e deixar espaços abertos. O River tem jogadores rápidos nas pontas”.
O lateral considera importante o apoio da torcida durante toda a partida. “Sabemos que o campo (Mineirão) vai estar lotado. E esse apoio será muito importante para toda a equipe”, afirma.
Após o duelo com o River, Mena será liberado para se apresentar à seleção chilena para a disputa da Copa América, entre 11 de junho e 4 de julho, no Chile. O meia uruguaio Arrascaeta também se junta nesta quinta-feira (28) à seleção de seu país para participar da competição.