Lista dos convocados para a Copa do Mundo deverá acontecer em março de 2026
Fabrício Bruno pede desculpas após falhar contra o Japão (Rafael Ribeiro / CBF)
O zagueiro Fabrício Bruno, do Cruzeiro, cometeu duas falhas cruciais na derrota inédita do Brasil para o Japão, por 3 a 2, que terminaram em dois gols do adversário na manhã desta terça-feira (14). Ao final do amistoso, o técnico Carlo Ancelotti afirmou que os erros do defensor não afetariam em uma possível convocação do atleta para a Copa do Mundo de 2026.
“A avaliação que temos que fazer é sobre a reação do time depois do primeiro erro, que não foi boa. Perdemos um pouco de equilíbrio, atitude e pensamento positivo… Até o erro de Fabrício o jogo estava bem controlado. Eu tenho muito claro que a equipe caiu mentalmente depois do lance”, disse Ancelotti.
O jogador do Cruzeiro pediu desculpas pelos lances e revelou que contou com apoio dos jogadores após o apito final. “Um lance de infelicidade minha… O pé de apoio ficou longe, acabei ficando sem força (no primeiro lance). Erro meu. Assumo responsabilidade e peço desculpa ao torcedor brasileiro. Filtrar o momento, sentir a dor, mas manter a cabeça erguida para seguir em frente. Sou grato a todos que me ajudaram, o pessoal do vestiário que me deu confiança nesse momento difícil”, disse o atleta.
Para o defensor celeste a chance de recuperação e seguir com o sonho do Mundial é curta. Serão apenas mais quatro amistosos até a lista final, programada por Ancelotti para março de 2026. A primeira oportunidade será em novembro, caso seja convocado para os amistosos contra Senegal e Tunísia, ambos na Europa.
"Até a Copa do Mundo, tem muito tempo. Um erro não vai me definir como jogador. Talvez possam querer me rotular, me criticar, faz parte do processo, mas me definir por 45 minutos, um lance, é impossível. Peço que as pessoas não sejam covardes a ponto de me crucificar por um erro que, infelizmente, aconteceu", acrecentou o zagueiro.
A primeira falha de Fabrício aconteceu aos sete minutos do primeiro tempo, quando o placar estava 2 a 0 para o Brasil. Ao receber um passe na grande área, pressionado pela marcação, não definiu o lance e, desequilibrado, deixou a bola nos pés do meio-campista Minamino, que mandou para as redes.
Aos 16, o defensor do Cruzeiro tentou cortar um cruzamento vindo da direita em direção a pequena área, mas acabou mandando para o fundo do gol, deixando o placar em igualdade no Estádio Ajinomoto, em Tóquio.
A vitória japonesa veio aos 25 minutos após Ito cobrar escanteio da esquerda e achar Ueda sozinho na pequena área. O atacante testou firme para marcar o terceiro e último tento dos donos da casa.
Leia mais