No último jogo, o primeiro entre eles pela Série B, mais uma vitória para a conta cruzeirense (Staff Omages/Cruzeiro)
Cruzeiro e Grêmio se enfrentam neste domingo pela Série B do Campeonato Brasileiro. Apesar de hoje duelarem fora da elite nacional, os dois clubes têm uma longa história de jogos, que começou na década de 60 e tem o time celeste com vantagem.
Ao todo, Cruzeiro e Grêmio já se enfrentaram 75 vezes de forma oficial. A Raposa venceu 31 jogos, enquanto o tricolor venceu 24, além de 20 empates. Eles já se enfrentaram em praticamente todos os campeonatos possíveis: Brasileirão, Robertão, Taça Brasil, Torneio dos Campeões, Primeira Liga, Sul-Minas, Copa do Brasil e Libertadores.
Em Brasileiros, o confronto fica mais equilibrado. Foram 51 jogos, com 21 vitórias cruzeirenses e 17 gremistas, além de 13 empates. Na Série B, eles se enfrentaram pela primeira vez na atual edição, com a Raposa vencendo por 1 a 0.
Já em duelos de mata-mata, o Cruzeiro quase sempre se deu melhor. O Grêmio conseguiu eliminar a Raposa apenas em uma ocasião, nas semifinais da Copa do Brasil de 2016. Fora isso, o clube celeste se deu melhor nas outras seis decisões: quartas de final da Taça Brasil de 1966, final da Copa do Brasil de 1993, quartas da Libertadores de 1997, semifinal da Libertadores de 2009, semifinal da Copa do Brasil de 2017 e quartas da extinta Primeira Liga, também em 2017.
O Cruzeiro visita o time gaúcho às 16h deste domingo, na Arena do Grêmio. Em caso de vitória, a Raposa abrirá 12 pontos para o vice e 20 pontos para o quinto colocado. Do outro lado, o Grêmio quer vencer para justamente evitar que o rival dispare tanto, já que chegaria aos 46 e assumiria a vice-liderança.
Leia mais