Gênio da Bola

Ídolo eterno do Cruzeiro, Tostão completa 76 anos

Paulo Duarte
plima@hojeemdia.com.br
Publicado em 25/01/2023 às 11:52.
 (Reprodução)

(Reprodução)

Um dos maiores jogadores que já vestiram a camisa do Cruzeiro, Eduardo Gonçalves de Andrade, o Tostão, completa 76 anos nesta quarta-feira (25). O craque estrelado serviu ao clube durante os anos de 1963 a 1972. Foram 383 jogos e 245 gols, o que o tornou o maior artilheiro da história da Raposa.

Além dos gols, Tostão foi um dos principais nomes na conquista do primeiro título brasileiro do Cruzeiro, a Taça Brasil, em 1966, sobre o Santos de Pelé. Durante a campanha, o gênio da bola balançou as redes por quatro vezes, sendo no primeiro jogo da final, na famosa goleada por 6 a 2 sobre os santistas, no Mineirão, e outro na partida de volta, no Pacaembu, também vencida pela Raposa, por 3 a 2.

Além de brilhar em terras mineiras, conquistando o pentacampeonato mineiro entre 1965 e 1969, sendo três vezes o artilheiro da competição (1966, 1967 e 1968), Tostão cravou o nome também no futebol mundial ao conquistar o tricampeonato Mundial do Brasil, em 1970, no México. Foram seis jogos e dois gols no torneio, além de uma participação efetiva durante os jogos.

Um dos grandes ídolos da história do Cruzeiro, Tostão completa 75 anos nesta terça-feira. O eterno craque celeste é o maior artilheiro da história do clube, com 245 gols em 383 jogos. 

Pelas redes sociais, o Cruzeiro fez questão de homenagear o craque da bola.

Nos comentários do post publicado pela Raposa, os torcedores também fizeram questão parabenizar o ídolo eterno do clube.

@Matias_HMS Queria tanto ter tido a honra de ver o Tostão jogando pelo Cruzeiro! Vida longa ao Tostão, o único homenageado como Pelé Branco!!

@de_sa16 O maior jogador da história do futebol mineiro! Parabéns, Tostão! 

@luizanton1o Ídolo, mudou o Cruzeiro de patamar junto com o Dirceu

@LeoRodrigues022 Maior Jogador da História do Cruzeiro Médico, Melhor Colunista, Simplesmente Tostão 

Tostão deixou o Cruzeiro em 1972, rumo ao Vasco na maior transação do futebol realizada na época. O jogador foi negociado por Cr$ 3,5 milhões.

Leia mais

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por