Sexta tem show no Gigante

Manutenção do gramado do Mineirão leva Cruzeiro x Cuiabá para o Independência

Jogo pode ser o último antes da possível paralisação do Campeonato Brasileiro

Bernardo Haddad*
@_bezao
14/05/2024 às 16:33.
Atualizado em 14/05/2024 às 17:20
Gramado do Mineirão passou por corte vertical acentuado para receber as sementes da grama de inverno (Divulgação/ Mineirão)

Gramado do Mineirão passou por corte vertical acentuado para receber as sementes da grama de inverno (Divulgação/ Mineirão)

O duelo entre Cruzeiro e Cuiabá, marcada para o dia 26 de maio, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro, não será mais no Mineirão. A administração do estádio informou, nesta terça-feira (14), que o gramado passa por processo de revitalização. Com isso, a partida será no Independência - na mesma data e horário.

O processo de revitalização do gramado do Mineirão começou na última segunda-feira (13) e tem como objetivo manter a qualidade do campo para o restante da temporada. Segundo a administração do estádio, a primeira etapa do chamado “overseeding” consiste no corte vertical acentuado da grama predominante, a bermuda celebration, abrindo espaço para o plantio da ryegrass, espécie própria para o período de baixas temperaturas.

“A grama do Mineirão é a bermuda celebration, certificada pela Fifa e usada em quase todos os estádios no Brasil desde a Copa de 2014. Acontece que nesta época mais fria do ano, ela hiberna e tem dificuldades de se recuperar. Por isso, fazemos a semeadura da grama ryegrass, que é mais resistente à temperatura amena", explica o gerente técnico do Mineirão, Otavio Góes.

Em um primeiro momento, o aspecto visual da grama pode ficar ruim, de acordo com a administração do Mineirão. A semeadura irá começar logo após a liberação do gramado pela produção do tenor italiano Andrea Bocelli, que se apresenta no Gigante na próxima sexta-feira (17). 

O evento musical fez com que o duelo entre Cruzeiro e Unión La Calera, nesta quinta-feira (16), também fosse transferido para o Independência. O duelo, válido pela quinta rodada da Sul-Americana, pode garantir o time celeste na repescagem das oitavas de final do torneio. 

A manutenção do gramado do Mineirão segue até o próximo dia 30, data do duelo entre Cruzeiro e Universidad Católica, pela Copa Sul-Americana. 

O duelo contra o Cuiabá ainda pode ser a última partida da Raposa no Campeonato Brasileiro antes da paralisação, já que no dia seguinte será realizada uma reunião do conselho técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para discutir com os clubes a possibilidade de interromper o campeonato por causa das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul.

Durante o treino desta terça-feira (14), os jogadores do Cruzeiro se solidarizaram com a população gaúcha e se mostraram favoráveis à paralisação. Até o momento, a Raposa e os demais clubes da Liga Forte União, já se manifestaram reiterando a necessidade de paralisar o Brasileirão.

O Atlético, que pertence ao bloco Liga do Futebol Brasileiro (LIBRA), se juntou às equipes da LFU e enviou um ofício à CBF concordando com a pausa imediata. Dos times da Série A do Campeonato Brasileiro, apenas Bahia, Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Vitória ainda não se posicionaram sobre o assunto. 

*Estagiário sob supervisão de Valeska Amorim 

Leia mais 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por