Camisa 10 marcou de falta o gol da vitória por 1 a 0; resultado leva a Raposa à vice-liderança provisória do Brasileirão
(Flickr Cruzeiro)
O Cruzeiro venceu o São Paulo por 1 a 0 neste sábado (30), no Mineirão, pela 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O gol da partida foi marcado por Matheus Pereira, em cobrança de falta no segundo tempo.
Com o resultado, a equipe celeste chegou aos 44 pontos e ocupa, momentaneamente, a vice-liderança da competição. Para permanecer nessa posição, o time mineiro precisa torcer contra o Palmeiras, que tem 42 pontos e enfrenta o Corinthians neste domingo (31), fora de casa.
O São Paulo, por sua vez, estacionou nos 32 pontos e segue na sétima colocação da tabela. A derrota impediu o Tricolor de se aproximar do G-6 da competição.
Antes da bola rolar, as duas torcidas protagonizaram um cenário amistoso nos arredores do estádio. Torcedores uniformizados de Cruzeiro e São Paulo dividiram espaços e circularam juntos em clima de confraternização.
As equipes entraram em campo com mudanças em relação aos jogos anteriores. Pelo lado celeste, Leonardo Jardim poupou Christian, substituído por Matheus Henrique. Já o técnico Hernán Crespo lidou com desfalques importantes e promoveu a entrada de Patryck, Rodriguinho e Luciano nas vagas de Enzo Díaz, Marcos Antônio e André Silva.
No primeiro tempo, o Cruzeiro teve dificuldades para se impor. O São Paulo aproveitou a desconcentração inicial dos mandantes e criou boas oportunidades. A equipe da casa respondeu com finalizações de média e longa distância, mas o goleiro Rafael manteve o placar zerado até o intervalo.
Na volta para a etapa final, Leonardo Jardim acionou Gabigol no lugar de Kaio Jorge. Aniversariante do dia, o atacante de 29 anos fez sua primeira aparição na partida, enquanto a equipe aumentava a pressão empurrada pela torcida.
O gol saiu aos 19 minutos. Matheus Pereira cobrou falta, a bola desviou na barreira e enganou o goleiro Rafael, que não conseguiu evitar o 1 a 0. O lance mudou o ritmo da partida, com o Cruzeiro dominando as ações ofensivas e o São Paulo tentando reagir.
Crespo colocou em campo o atacante Juan Ignacio Dinenno, ex-jogador do Cruzeiro, que reencontrou a torcida mineira aos 33 minutos. Pelo lado celeste, Luis Sinisterra fez sua estreia oficial, substituindo Lucas Silva aos 40 minutos.
Após o período de Data Fifa, o Cruzeiro volta a campo no dia 11 de setembro, às 19h, no Mineirão, contra o Atlético, pelas quartas de final da Copa do Brasil. No Brasileirão, o próximo compromisso será contra o Bahia, em Salvador, no dia 15. O São Paulo, eliminado da Copa do Brasil, encara o Botafogo no dia 14, no Morumbi, pela 23ª rodada da Série A.
Cruzeiro 1 x 0 São Paulo
Cruzeiro: Cássio, William, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva (Sinisterra), Matheus Henrique e Matheus Pereira (Kauã Prates); Kaio Jorge (Gabigol) e Wanderson (Eduardo). Técnico: Leonardo Jardim.
São Paulo: Rafael, Sabino, Alan Franco e Nahuel Ferraresi; Cédric, Bobadilla, Pablo Maia, Rodriguinho e Patryck; Luciano (Dinenno) e Ferreira (Tapia). Técnico: Hernán Crespo.
Motivo: 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 30 de agosto de 2025, às 21h (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS) e Mauricio Coelho Silva Penna (RS)
VAR: Wagner Reway (SC)
Gols: Matheus Pereira (Cruzeiro)
Cartões amarelos: Lucas Villalba (Cruzeiro); Luciano, Patryck e Rodriguinho (São Paulo)
Cartão vermelho:
Público: 36.882 presentes
Renda: R$ 2.175.177,30
Leia mais