Minas irá sediar o Mundial de Clubes de Vôlei; Cruzeiro representa o país

Hoje em Dia
26/08/2013 às 16:15.
Atualizado em 20/11/2021 às 21:20

Minas Gerais, que já foi sede de final de Liga Mundial de Vôlei, Superliga e outros grandes eventos do esporte, desta vez será o estado anfitrião do Campeonato Mundial de Clubes da modalidade. O anúncio oficial foi realizado nesta segunda-feira (26), no Salão Nobre do Parque Esportivo do Cruzeiro, em evento que contou com a presença da diretoria do clube celeste, que será o representante do Brasil na competição. O torneio será realizado entre os dias 15 e 20 de outubro, no Ginásio Poliesportivo Divino Braga, em Betim.

Esta será a segunda vez que a Raposa representará o Brasil no torneio. A primeira, no ano passado, o Cruzeiro foi vice-campeão da peleja após ser derrotado pelo Trentino, da Itália. Curiosamente, essa final poderá se repetir na edição deste ano, já que as duas equipes estão garantidas na competição. Além delas, o Mundial terá o campeão Sul-Americano, UPCN, da Argentina,  o campeão europeu, Lokomotiv  Novosibirsk, da Rússia, o campeão asiático, Kaln Mazandaram, do Irã, o japonês Panasonic, clube japonês convidado para o torneio, o campeão africano, Sfax, da Tunísia e o Club Romana, da República Dominicana, representando a América do Norte.

Os oito clubes serão divididos em duas chaves, cada uma com quatro equipes. As melhores agremiações de cada grupo avançam às semifinais, em cruzamento olímpico. Quem passar desta fase, disputa a final, que será realizada no dia 20 de outubro.

O presidente Gilvan de Pinho Tavares aposta no sucesso do Cruzeiro nesta edição e já almeja o título mundial. "Tenho certeza que com a equipe que montamos para este ano, nós temos todas as condições de conquistar o título mundial, que é o único que falta para a nossa equipe. No futebol nós já batemos na trave duas vezes, mas tenho esperança e quase certeza de que este ano o Mundial de Vôlei será nosso", ponderou.

O Mundial de Clubes de Vôlei foi criado em 1989, mas foi disputado apenas oito vezes deste então. A única vez que o Brasil foi sede do torneio foi em 1991, quando o Banespa bateu na trave e foi vice-campeão da peleja, feito que tinha ocorrido no ano anterior. Além do clube paulista, a Raposa foi a equipe tupiniquim que mais perto chegou de faturar o caneco, alcançando o vice-campeonato no ano passado.

Para Túlio Teixeira, Diretor Técnico da CBV, já estava na hora de o Mundial retornar ao Brasil. “É muito gratificante ver a estrutura que o Medioli está montando para receber o torneio. Não só por trazer um time de camisa para o vôlei e provar que é possível ter êxito nisso, mas também pelo esforço aplicado em sediar o evento, que não é só de voleibol, é um evento para Minas Gerais. Com a força que o Brasil tem no âmbito internacional, o país precisava voltar a sediar o Mundial”, celebrou Teixeira.

Cronograma

13/10 (domingo) – Chegada das delegações

15/10 (terça) a 18/10 (sexta) – Fase de Classificação – Jogos Grupos A e B

19/10 (sábado) – Semifinais

20/10 (domingo) – Disputa de terceiro lugar e Final

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por