Pela 3ª vez, jogador campeão brasileiro não estará na Copa do Mundo

Gazeta Press
08/05/2014 às 13:16.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:29
 (Lucas Prates/Hoje em Dia)

(Lucas Prates/Hoje em Dia)

Pela terceira vez na história, o título do Campeonato Brasileiro não ajudou os jogadores campeões a serem convocados para a seleção brasileira que disputou a Copa do Mundo do ano seguinte.

A lista divulgada pelo técnico Luiz Felipe Scolari ontem não contou com nenhum atleta do Cruzeiro, atual campeão nacional após levantar a taça em 2013 com quatro rodadas de antecedência.

Eleito o melhor jogador do Brasileiro no ano passado em votação organizada pela CBF, o meia Éverton Ribeiro não estava nem cotado para a relação dos convocados para o Mundial que começa no próximo mês de junho.

Também do time mineiro, o goleiro Fábio pouco foi cogitado entre os concorrentes Julio Cesar, Jefferson e Victor, que ficaram com as três vagas para a posição. Quem esteve mais perto de ser lembrado pelo treinador gaúcho foi o zagueiro Dedé, mas viu o colega Henrique, do Napoli, ficar com o último lugar entre os defensores.

Esta, no entanto, não é a primeira vez que isso acontece. Em 1985, ao vencer o Bangu nos pênaltis, o Coritiba se sagrou campeão brasileiro. Porém, um ano depois, não teve nenhum dos seus jogadores relacionados para a Copa-1986.

Depois, o Corinthians conquistou o troféu nacional em 2005 e viu Ricardinho estar entre os convocados pelo então técnico Carlos Alberto Parreira para jogar o Mundial da temporada posterior. Porém, o meia não havia participado da campanha vitoriosa naquele Nacional. 

O mesmo aconteceu com o Grêmio na Copa-1982. O volante Batista, apesar de ser convocado para o Mundial na Espanha quando já defendia o clube gaúcho, não foi campeão brasileiro em 1981. Mas, os gremistas ainda tiveram o meia Paulo Isidoro entre os selecionados do mesmo ano.

Em contrapartida, o Palmeiras foi o time que mais forneceu jogadores que eram os atuais campeões nacionais para a seleção brasileira em uma Copa. Em 1973, a equipe alviverde conquistou o Brasileiro com Leão, Luís Pereira, Alfredo, Ademir da Guia, Leivinha e César no elenco. 

E, um ano depois, os mesmos seis jogadores vestiram a camisa do time brasileiro para disputar a competição na então Alemanha Ocidental. Na ocasião, o Brasil ficou em quarto lugar no torneio.

Para jogar a Copa-2014, Scolari chamou apenas quatro jogadores que atuam em clubes brasileiros. Os goleiros Jefferson, do Botafogo, e Victor, do Atlético-MG, além dos atacantes Fred, do Fluminense, e Jô, do mesmo clube mineiro.

O levantamento tomou como base os campeões nacionais desde 1971, quando teve início o Campeonato Brasileiro. 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por