Estudo coloca Raposa entre os 8 times que garantem vaga para a competição continental
Cruzeiro tem chances maiores de Sula do que voltar para a série B (Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
A vida do Cruzeiro na volta para a série A neste ano entra na reta final com possibilidades distintas: um novo rebaixamento ou uma vaga à Sul-Americana. De acordo com os dados do departamento de matemática da UFMG, a probabilidade mais clara é de ficar na elite e seguir para a competição continental.
As chances de disputar a Sula são de 46,3%, enquanto a queda está em 19,2%. Nos próximos três jogos, o time pode chegar aos 46 pontos que, de acordo com os matemáticos, darão ao Cruzeiro 39.907% de ficar com uma das vagas, além de se livrar da degola. Com mais três, o estudo aponta que são 96.843% de jogar o torneio da Conmebol.
Com dois jogos a menos contra os principais concorrentes, o Cruzeiro tem 21 pontos em disputa e precisaria de nove para fechar o ano com essas metas alcançadas. Para isso precisaria vencer quatro jogos para chegar aos 49.
Vale ressaltar que os números foram desenhados após a rodada 33 e são atualizados sempre ao final das rodadas. Assim, há ainda a possibilidade de aumentar ou até mesmo baixar as probabilidades, tanto para a queda, quanto para a Sul-Americana.
Leia mais