Fernando, Japa, Henrique , Robert, João Pedro e Ruan Santos iniciam processo de formação
(Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
Os treinos celestes desta semana começaram com algumas novidades. Na manhã desta segunda-feira (16), seis atletas das categorias de base do Cruzeiro integraram os treinamentos da equipe profissional.
Os atletas Ruan Santos, Japa, Henrique, Fernando, João Pedro e Robert, campeões do Campeonato Mineiro e da Copa do Brasil sub-20, ficam à disposição do técnico Zé Ricardo e iniciam o processo de formação na categoria de cima.
O treinador destacou a importância deste período para os jovens atletas entenderem e a rotina no profissional e serem observados mais de perto. "É um momento que eles precisam se adaptar, entender toda a grandeza que é jogar e representar o profissional do clube", disse o comandante.
O zagueiro e capitão Ruan Santos foi um dos destaques nas conquistas celestes. Além das boas atuações no setor defensivo, o jovem de 20 anos se destacou pela personalidade em campo.
Já Henrique além de ser peça fundamental na campanha da Copa do Brasil, foi o responsável por um gol antológico no torneio. O jovem de 20 anos, marcou um golaço do meio de campo no jogo de ida da fase quartas de final contra o Sampaio Corrêa.
Outro que vem chamando atenção desde a Copa São Paulo de Futebol Jr. desta temporada é o meia Japa. O jovem apresentou versatilidade ao ser utilizado pelo técnico Fernando Seabra também como lateral-esquerdo e ganhou nova chance no profissional. Contra o Atlhetic, pelo Mineiro, ele foi relacionado e ficou no banco de reservas à disposição de Pepa.
Posição carente
Dos convocados por Zé Ricardo, os atacantes Fernando, João Pedro e Robert podem contribuir ainda mais para a equipe profissional celeste, já que o principal problema do Cruzeiro está no setor ofensivo. Sem Gilberto, afastado por tempo indeterminado, e Rafael Elias, retornando de lesão, os jovens podem aparecer entre os relacionados já na quinta-feira (19), na partida contra o Flamengo.
Destes, apenas Fernando ainda não foi a uma partida no profissional. No duelo contra o Cuiabá, João Pedro esteve como opção no banco de reservas. Já Robert, atuou por três oportunidades na equipe quando ainda era comandada pelo português Pepa.
Vale lembrar que entre os chamados, Ruan, Henrique e João Pedro completam 21 anos em 2024 e irão ultrapassar a idade limite para as categorias de base.
*Estagiário sob supervisão de Paulo Duarte
Leia mais