Campeão olímpico dos 110 metros com barreiras nos Jogos de Pequim e ex-recordista mundial da prova, o cubano Dayron Robles anunciou que não vai mais defender seu país nas competições internacionais. Grande astro do atletismo de Cuba, ele não quis explicar os motivos de sua decisão e nem quis adiantar se está encerrando a vitoriosa carreira.
Depois de conquistar o ouro olímpico nos Jogos de Pequim, Robles entrou para a lista dos grandes nomes da história do esporte cubano. Naquele mesmo ano de 2008, ele bateu o recorde mundial dos 110 metros com barreiras, ao fazer 12s87, marca que só foi batida em setembro passado, pelo norte-americano Aries Merritt (12s80).
Robles está sem competir desde que fracassou na tentativa de conquistar o bicampeonato olímpico, no começo de agosto, em Londres, quando sofreu uma contusão na final dos 110 metros com barreiras - a prova foi vencida justamente por Merritt. Esse foi apenas mais um problema físico enfrentado pelo cubano nos últimos anos.
Recentemente, o treinador de Robles, Santiago Antúnez, já tinha anunciado que seu pupilo não iria competir em 2013 e que estava pensando em aposentadoria. Agora, o atleta de 26 anos anunciou que está fora da seleção cubana de atletismo. "Confirmo que pedi para sair", revelou o campeão olímpico, sem dar maiores detalhes.
http://www.estadao.com.br