(Vinnicius Silva/Cruzeiro)
O confronto desta quarta-feira (7) entre Atlético x Fortaleza, marcado para 21h, no Castelão, colocará frente a frente dois treinadores que se conhecem muito bem, mesmo que jamais tenham trabalhados juntos: do lado alvinegro, o argentino Jorge Sampaoli; do lado tricolor, o ex-goleiro Rogério Ceni. Sobre a partida, o que se espera é um desenho tático bastante parecido.
Considerado por muitos como melhor técnico do país na atualidade, o comandante atleticano abriu as portas do Sevilla, da Espanha, para o ídolo da torcida do Leão. Em 2016, quando ainda estagiava pela Europa, na transição de jogador para treinador, Ceni passou alguns dias vendo de perto a metodologia de Sampaoli.
“Eu o conheci. Ele foi ver treinamentos do Sevilla quando estava se preparando para ser técnico e tem muitas inquietudes, muitos desejos e muito entusiasmo para fazer coisas importantes pelo país. Então, é uma pessoa para acompanhar de perto, porque tem uma carreira muito importante pela frente”, comentou Sampaoli, em 2019, quando ainda era comandante do Santos.
Na época do 'mini-estágio', Rogério Ceni não escondeu o prazer de ter podido acompanhar in loco o trabalho do argentino, em solo espanhol.
"Para mim, é uma honra estar aqui. Tenho muita admiração pelo trabalho que Jorge Sampaoli fez na seleção do Chile e está fazendo aqui no Sevilla. Sempre gostei do estilo de jogo de suas equipes, agressivo e ofensivo o tempo todo. No futebol moderno, ele é um dos melhores, assim como Pep Guardiola, Jurgen Klopp. E, como pretendo continuar no futebol como treinador, achei que era importante vir aqui e observá-lo por alguns dias", destacou Ceni, em outubro de 2016.
Já consolidado no mercado e com um belo trabalho desempenhado no Fortaleza, o ex-goleiro não mudou o discurso, quando perguntado sobre o argentino. Inclusive, nesta quarta, ele terá mais uma chance de derrotar o "professor".Divulgação
Ceni 2 x 0 Sampaoli
Contudo, esta não será a primeira vez que Ceni e Sampaoli duelarão em solo brasileiro. Em 2019, os dois técnicos fizeram dois embates; o primeiro deles, quando o atual comandante do Fortaleza estreava pelo Cruzeiro.
No debute pela Raposa, em jogo disputado no Mineirão, Ceni levou a melhor e viu o time celeste vencer o badalado Peixe por 2 a 0.
Demitido em Minas Gerais e retornando ao clube cearense, ele encontrou Sampaoli novamente na 35ª rodada. O resultado? Nova vitória, em casa: desta vez, por 2 a 1.
Nesta quarta, agora como líder da edição atual do Campeonato Brasileiro, Sampaoli tem a chance de conseguir a primeira vitória sobre o pupilo. Fora de casa, o Galo tenta aumentar a sequência de vitórias (quatro atualmente) e chegar aos importantes 30 pontos na tabela.
A ver.