(LUIZ COSTA)
Como quase sempre acontece quando a seleção brasileira se reúne durante períodos mais longos, desta vez alguns jogadores poderão tomar rumo diferente na volta aos clubes após a Copa das Confederações. Vários deles poderão ser negociados enquanto estão a serviço da seleção, sobretudo aqueles que neste primeiro semestre defenderam times do País. Neymar já foi - trocou o Santos pelo Barcelona - e pode ter a companhia de Bernard, Paulinho, Fernando e Jefferson.
Bernard interessaria a cinco clubes europeus, segundo o presidente do Atlético, Alexandre Kalil. Borussia Dortmund e Tottenham são os mais comentados. No entanto, seu destino poderá ser o futebol português. O Porto já fez sondagens e estaria disposto a contratar o atacante.
Apesar de a possibilidade de Bernard ir para o Borussia ser comentada há pelo menos três semanas, as chances de o jogador ser contratado parentemente diminuíram nos últimos dias. Isso porque um representante do clube foi ao México ver Bernard de perto na primeira partida do Atlético contra o Tijuana pelas quartas de final da Copa Libertadores (2 a 2) e concluiu que o atacante é bastante franzino para suportar o ritmo forte do futebol alemão.
O Porto, ao contrário, está entusiasmo. Os dirigentes e integrantes da comissão técnica do campeão português consideram que Bernard poderá ser bastante útil ao time, pois, além de ter excelente técnica, é um jogador muito veloz. O que parece certo é que, com tanto interesse, o Atlético já considera impossível manter o jogador e vai tentar embolsar pelo menos 20 milhões de euros ao negociá-lo.
Outro atleta brasileiro que interessa ao Tottenham é Jefferson. O goleiro do Botafogo já foi sondado pelo clube inglês e se mostra disposto a se transferir. Mas tenta não misturar a possibilidade de negociação com seu trabalho na seleção brasileira. "Fico feliz com o interesse, pois é sinal de que estou fazendo um bom trabalho e que isso vem sendo reconhecido. Mas prefiro deixar esse assunto para meu empresário resolver. Ele sabe o que penso e o que deve fazer", disse Jefferson.
É a mesma posição do volante Paulinho, do Corinthians. Internazionale de Milão e Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, estão de olho em seu futebol. Mas o jogador também não quer "misturar as estações". "Tenho dito que quando aparecer uma proposta concreta eu serei o primeiro a avisar a vocês (jornalistas). Eu tenho um empresário competente, que sabe zelar por meus interesses e deixo a cargo dele esse tipo de coisa".
Fernando, do Grêmio, também tem a possibilidade de se transferir para a Europa - e o clube gaúcho precisa reforçar o caixa depois de ter investido alto no elenco para a Libertadores e acabar eliminado logo nas oitavas de final. O representante do jogador tem se reunido com a diretoria do clube gaúcho e até a próxima semana poderá aparecer uma proposta concreta.
Outro jogador que pode ir para uma casa nova depois da Copa das Confederações é o goleiro Julio Cesar. Ele tem contrato até 2016 com o Queens Park Rangers, que acaba de ser rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Inglês, mas quer voltar a jogar num clube maior.
Conta, para isso, com a assessoria de Kia Joorabchian, ex-chefão da MSI nos tempos de parceria com o Corinthians e que hoje atua forte como empresário de jogadores. Julio, porém, não revela seus planos. "Se eu revelar o que quero e com quem estou conversando, posso me prejudicar", alega.