'Demos novo passo à frente', festeja Massa após teste

Livio Oricchio
02/03/2013 às 19:57.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:31

A próxima vez que Felipe Massa vai sentar no modelo F138 da Ferrari será apenas no primeiro treino livre do GP da Austrália, etapa de abertura do campeonato, dia 15. Sua preparação para o início da temporada acabou neste sábado no circuito da Catalunha, em Barcelona. Neste domingo, no último dia de treinos, Fernando Alonso assume o F138. Após o teste deste sábado, Massa comemorou: "Demos mais um passo para a frente com as muitas modificações introduzidas no carro. Estou confiante num bom começo de ano".

Ao contrário do que o próprio Massa disse depois do teste da semana passada, também em Barcelona, a Ferrari alterou substancialmente o seu modelo F138. Esperava-se o pacote atual apenas para a prova de Melbourne. Massa treinou neste sábado com um novo aerofólio dianteiro e laterais e a porção final do assoalho, onde está o difusor, redesenhados, para aumentar a eficiência aerodinâmica.

"Tínhamos de fato muita coisa diferente. A boa notícia é que os resultados que obtive hoje na pista foram os que os testes no túnel de vento indicavam. Essa constatação é de extrema importância para nós", comentou Massa.

O modelo F2012 do ano passado foi concebido no túnel de vento da própria Ferrari, em Maranello. "Ocorre que o resultado do teste era um e quando púnhamos o carro na pista, outro. Perdemos muito tempo até entender que estávamos trabalhando com referências equivocadas."

O piloto da Ferrari disse que agora os técnicos sabem que o dados obtidos no túnel da ex-equipe Toyota, em Colônia, na Alemanha, são depois ratificados na pista. Desde o ano passado a Ferrari concentrou seus estudos aerodinâmicos no túnel da montadora japonesa.

Sobre o comportamento do F138 com a nova concepção para gerar de pressão aerodinâmica, mais capaz de explorar os gases do escapamento, Massa comentou: "Não há dúvida de que o carro melhorou. O F138 é equilibrado, rápido, confiável. Agora, o quão rápido não sei responder. Temos de esperar Melbourne".
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por