Depois do asfalto, motos aceleram na terra para a definição dos campeões estaduais

Rodrigo Gini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
08/11/2017 às 20:16.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:36
 (Y.Sports/divulgação e Tiago Lopes/divulgação)

(Y.Sports/divulgação e Tiago Lopes/divulgação)

O motociclismo mineiro vive um momento inédito: tradicional berço de eventos e pilotos no fora de estrada, com direito a títulos nacionais e internacionais nas mais variadas modalidades, ganhou, com a inauguração do Circuito dos Cristais, em Curvelo, no ano passado, força também na motovelocidade.

A combinação entre um dos traçados mais desafiadores e seguros do país e uma organização elogiada por pilotos e equipes rapidamente transformou o GP Gerais em referência.

Calendário e horários cumpridos à risca e a subdivisão das categorias conforme o nível de experiência dos pilotos fizeram com que feras de quase todo o país marcassem presença e garantissem grids numerosos e competitivos.

A quarta etapa, no fim de semana, definiu os últimos títulos – o capixaba Fernando Guerra já havia assegurado o bicampeonnato nas 1.000cc Pro, mesmo caso de Rodrigo Dazzi, outro representante do Espírito Santo, na 1.000cc Light, e de Toninho Franzen, na Supersport 600cc Pro. Os três fizeram questão de não dar chances aos adversários mesmo com o caneco já garantido.

Outro que conquistou o bicampeonato foi Jirios Abboud, o Bananeiro, na 1.000cc Master. O piloto de Governador Valadares, que começou nas provas de enduro, venceu pela quarta vez no ano e levou a melhor sobre o irmão, Michel.

Quem também concluiu o campeonato invicto foi Enzo Garcia, na Supersport 300cc, uma das novidades da temporada. A quarta vitória o levou a superar o principal rival, Leandro Douglas. Na Naked (para motos esportivas sem carenagem), que também estreou este ano, a festa ficou com Cláudio Araújo, à frente de Fábio Soares.

E como todos terminaram o evento com gosto de quero mais, no dia 25 o circuito de Curvelo receberá mais um Track Mix, treino coletivo em que já começarão os preparativos para a temporada 2018, quando o traçado deve receber inclusive duas etapas do Brasileiro.

Novo local
No motocross, depois de uma pausa forçada no calendário, com direito a mudança de sede, os campeões estaduais serão conhecidos nos dias 18 e 19 na terceira etapa, em Piranga, na Zona da Mata (próximo a Conselheiro Lafaiete). A pista será montada na Rua José Milagres Júnior, no Centro.

Inicialmente Carmo do Cajuru receberia o evento, mas a cidade foi obrigada a realocar para a saúde a verba destinada para a competição, devido a um aumento repentino de ocorrências. Nada menos que 13 categorias vão consagrar seus vencedores em duas semanas.

 RÁPIDAS

CHUVA E BARRO MARCAM VISITA DO

BRASILEIRO DE MOTOCROSS A TUPACIGUARA

O que deveria levantar poeira se transformou num verdadeiro lamaçal durante a quinta etapa do Brasileiro de Motocross, em Tupaciguara, no Triângulo. A forte chuva na região tornou a tarefa dos melhores pilotos do país e dos estrangeiros que disputam a competição ainda mais complicada, com vários tombos e abandonos por problemas mecânicos. As corridas das categorias menores, para crianças e adolescentes, assim como as das categorias MX4 e MX5 (masters) foram canceladas. Na MX1, a principal da disputa, melhor para o paranaense Jean Ramos, à frente do catarinense Lucas Dunka e do paulista Eduardo Lima. Na MX2 (motos quatro tempos até 250cc), melhor para Pedro Henrique Buenk, batendo Fábio dos Santos e Caio Fernandes.

EMOÇÃO NA QUINTA ETAPA DA

TAÇA MINAS GERAIS DE KART

Os bons pegas deram o tom da terceira rodada dupla da Taça Minas Gerais de Kart, competição que movimenta os pilotos do estado no segundo semestre. Na Cadete, Luca Neuenschwander levou a melhor no duelo com Henrique Magioni e recebeu a bandeirada em primeiro nas duas corridas. Mesmo caso do experiente Fernando Buzollo na Super Sprinter (correndo no mesmo grid, Lucas Staico dominou a Júnior Menor). André Novaes foi o melhor do fim de semana na F-400 (karts com motores quatro tempos) e Lincoln Luiz, na soma das duas baterias, foi o vencedor na Superkart Indoor. A decisão da competição ocorre dia 2, também no RBC Racing, em Vespasiano.

RAFA MATOS ENCERRA TEMPORADA NOS EUA
E JÁ SE CONCENTRA NOS DESAFIOS DE 2018

O terceiro lugar no grid e a nona posição na bandeirada depois de problemas na corrida marcaram a última prova do mineiro Rafa Matos na temporada 2017 da TransAm, categoria norte-americana para carros de turismo com chassis tubulares e motores V8. O saldo do ex-piloto da F-Indy, que estreou no campeonato já em sua metade, é de um pódio e uma pole no ano, que marcou sua adaptação ao Chevrolet Camaro da equipe 3Dimensional HP Tech. Para 2018, o objetivo é usar toda a experiência acumulada e o conhecimento de boa parte dos circuitos do calendário para brigar pelo título na categoria TA2, a mais competitiva do certame.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por