(Cristiano Machado/Arquivo Hoje em Dia)
A fórmula de disputa do Mineiro é a mesma desde 2004. E uma curiosidade marca o clássico entre Atlético e Cruzeiro pela primeira fase da competição. Apenas em dois anos o vencedor do confronto da etapa classificatória fez a festa do título ao final da competição.
Isso aconteceu em 2007, quando o Galo fez 3 a 1, de virada, na primeira fase, e dois anos depois, quando a Raposa ganhou por 2 a 1. Nos outros oito anos, em três oportunidades o confronto terminou empatado e em cinco oportunidades o ganhador do primeiro clássico do ano não foi campeão mineiro.
No ano passado, por exemplo, o jogo entre os dois rivais marcou a reinauguração do Mineirão e foi vencido pelo Cruzeiro que, depois, viu o rival fazer a festa pelo bicampeonato estadual no Gigante da Pampulha.
Para o Atlético, a vitória mais marcante na primeira fase do Campeonato Mineiro foi a de 29 de fevereiro de 2004, quando fez 5 a 3, de virada, no rival. Foi o primeiro confronto entre os dois clubes após o Cruzeiro conquistar a simbólica tríplice coroa em 2003.