(Diviulgação / BFU FC)
O ex-jogador Krassimir Balakov, de 53 anos, meia da Bulgária nas Copas do Mundo de 1994 (Estados Unidos) e 1998 (França), foi anunciado pela Federação Búlgara de Futebol (BFU, na sigla em inglês), nesta terça-feira, como o novo treinador da seleção nacional de seu país. Ele substitui seu ex-companheiro Petar Hubchev, que estava no comando desde 2016 e que agora dirigirá o Levski Sofia.
"Espero sinceramente que, com esforços comuns, possamos contribuir para um estilo de jogo atraente e acredito que posso ser bem-sucedido", declarou Balakov em entrevista ao site oficial da federação búlgara. O ex-jogador assinou contrato até o final da Copa do Mundo de 2022, que será no Catar.
Balakov estava sem trabalho no futebol e já começará suas novas funções imediatamente. No início de junho, a Bulgária fará duas partidas pelas Eliminatórias para a Eurocopa de 2020. No dia 7 enfrentará a República Checa, em Praga, e no dia 10 receberá Kosovo, em Sófia. Nos dois primeiros jogos, empates por 1 a 1 contra Montenegro, em casa, e Kosovo, como visitante.
"Estou muito feliz que um dos maiores nomes da nossa história esportiva tenha um compromisso de longo prazo com a seleção. Sinto-me honrado e orgulhoso que Krassimir Balakov lidere a equipe para a Eurocopa de", afirmou o presidente da BFU, Borislav Mihaylov.
Como jogador, Balakov foi um habilidoso meia que fez parte da seleção búlgara que chegou às semifinais da Copa de 1994 - perdeu para a Itália por 2 a 1, em Nova York. Nos clubes, se destacou no Sporting Lisboa, de Portugal, e no Stuttgart, da Alemanha.Leia mais:
Conmebol marca jogos do Cruzeiro com o River Plate fora do horário nobre da Libertadores
Bruna Honório tem cirurgia para retirada de tumor marcada para esta quarta-feira
Nova lesão no joelho esquerdo faz Serena Williams desistir do Torneio de Roma