Após fazer uma boa Copa do Mundo pela seleção da França, o baixinho Mathieu Valbuena acertou, neste sábado, a sua transferência do Olympique de Marselha para o Dínamo de Moscou, da Rússia. De acordo com a imprensa francesa, a transação, que era dada como certa há alguns dias, girou em torno de 7 milhões de euros.
Com alegados 1,67m de altura (ele parece ter menos e causou piadas na Copa por ser da mesma altura que um mascote), Valbuena apareceu para o futebol relativamente tarde, jogando pelo pequeno Libourne Saint-Seurin, da terceiro divisão. Prestes a completar 22 anos, conseguiu uma transferência para o Olympique de Marselha, clube de maior torcida da França.
No Velódrome, jogou por oito temporadas, conseguindo poucos títulos: o Campeonato Francês da temporada 2009/2010 e o tri da Copa da Liga Francesa em 2010, 2011 e 2012, além da Supercopa da França de 2010 e 2011.
Com 38 jogos pela seleção francesa de 2010 para cá, foi o responsável por armar a França na Copa, ocupando uma função que seria de Ribèry se o meia não tivesse se machucado. No novo clube, será uma estrela solitária. Afinal, o elenco conta com poucos jogadores conhecidos, com destaque para o equatoriano Noboa, o ucraniano Voronin e os brasileiros Kevin Kuranyi e Douglas, que são naturalizados alemão e holandês, respectivamente.
http://www.estadao.com.br