(Editoria de Arte)
Cruzeiro e Atlético aparecem, respectivamente, a 18 e 20 pontos de distância em relação ao líder Corinthians na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Por outro lado, somente cinco partidas separam os rivais do possível título na Copa do Brasil.
E, se levados em conta os resultados dos confrontos de ida, pode-se afirmar que os clubes mineiros entram em vantagem nas decisões de amanhã, contra Palmeiras e Botafogo (veja o chaveamento abaixo).
Desta forma, o mata-mata nacional representa como nunca o caminho mais curto para Raposa e Galo sonharem com uma conquista de expressão na atual temporada, além da consequente classificação à Copa Libertadores de 2018.
Vale ressaltar que a equipe celeste já foi eliminada da Copa Sul-Americana, enquanto o time alvinegro está a sete jogos do hipotético troféu na principal competição continental – no confronto de ida pelas oitavas de final, foi derrotado por 1 a 0 para o Jorge Wilstermann, na Bolívia.
Concorrência
Dentre todos os demais sobreviventes na Copa do Brasil, apenas o Atlético-PR vive uma situação pior que os dois mineiros no Brasileirão – três pontos abaixo do Galo na tabela.
O Furacão, entretanto, é também a equipe com a maior desvantagem no mata-mata. Está praticamente eliminada, após ter sido goleada por 4 a 0 como visitante. Por isso, o mais provável é que concentre as atenções na luta contra o rebaixamento.
Grêmio, Santos, Palmeiras, Botafogo, além do time paranaense, ainda dividem o foco com as oitavas de final da Copa Libertadores. O Flamengo, por sua vez, tem vaga encaminhada às oitavas de final da Copa Sul-Americana.
Destaques
Para os duelos pelas quartas de final da Copa do Brasil, tanto Cruzeiro quanto Atlético contam com seus principais “talismãs”.
Rafael Sóbis vem de um jejum de seis partidas, mas é o artilheiro da competição, com cinco gols. O atacante celeste divide o papel decisivo com Thiago Neves, autor de cinco assistências e dois gols no torneio. O armador, porém, sentiu uma lesão na panturrilha e ainda é dúvida.
Já o time alvinegro não terá o centroavante Fred, suspenso e lesionado. Por isso, deposita esperanças no meia Cazares, responsável pelo gol da vitória no jogo de ida e por duas assistências nas oitavas de final.
Como balançou as redes três vezes fora de casa, a Raposa pode empatar por até 2 a 2 no Mineirão para seguir viva na competição.
Já o Galo avança para a semifinal mesmo em caso de derrota por um gol de diferença, a partir de 2 a 1, por não ter sido vazado na condição de mandante. A partida marcará a estreia do novo técnico Rogério Micale.