Há aproximadamente uma semana, a Lotus acertou um acordo com um grupo de investidores para as próximas temporadas, o que ajudaria a melhorar as perspectivas para os próximos anos. Porém, segundo o site alemão "Motorsport-Total", a equipe já está sem chances de ser competitiva em 2013 por causa das dívidas que já chegam ao valor de 120 milhões de euros (R$ 360
milhões).
Mesmo após ter vendido parte de suas ações, a Lotus ainda não tem o dinheiro porque o negócio ainda não foi completamente concluído. De acordo com Eric Boullier, chefe da escuderia, terá que ser feito um novo planejamento para controlar os gastos neste ano.
"Vamos reorganizar o processo financeiro da equipe. Estamos esperando um grande investimento, que é parte do futuro da equipe. Pode haver algum atraso, mas isso será consertado nos próximos dias", disse o dirigente à emissora finlandesa "MTV3".
Apesar da situação, Boullier mostra otimismo para a resolução dos casos e garante transparência a Kimi Raikkonen sobre as questões envolvendo investimentos. Muito cotado para defender a Red Bull na próxima temporada, o piloto já havia declarado que poderia permanecer na equipe, mas que teria que ter garantias de pilotará um carro competitivo em 2014.
"Não estamos muito longe do acordo. O pacote que vai garantir o futuro da companhia é completamente devagar, mas vamos chegar lá. Kimi vai ter todas as respostas e poderá tomar a decisão nas próximas semanas", concluiu o chefe da montadora.