(Bruno Cantini/Atlético)
Uma das promessas oriundas das categorias de base em processo de reformulação no Atlético, o meia-atacante Marco Túlio virou solução para quitar dívida do clube na FIFA e se despede do Galo após quase uma década no alvinegro.
Aos 20 anos, o jogador natural de Belo Horizonte foi vendido ao Sporting Clube de Portugal em troca da quitação dos 2,3 milhões de euros que o Galo devia aos lusitanos por parte da compra de 70% de Elias. Marco Túlio, portanto, sairá ao preço de R$ 10 milhões, aproximados.
E não foi só o clube lusitano que depositou suas análises sobre o camisa 37. No ano passado, o Ajax já havia observado o jogador, que despontava das categorias de base e já acumulava passagem pela Seleção sub-17, além de vencer o torneio de Terborg-HOl, disputado pelo sub-20 atleticano. Além dos holandeses, o Arsenal também estava de olho na promessa.Reprodução/Instagram / N/A
Marco Túlio com o irmão mais novo Yan,
também da base do Atlético
Apesar de fazer as malas e ir para Portugal precocemente, M. Túlio deixará o DNA no Atlético, para quem sabe, no futuro, ele conseguir maiores chances no time principal. Seu irmão mais novo, Yan Philipe, perto de completar 14 anos, está nas categorias de base do Galo. Também joga ofensivamente e deve fazer parte do sub-14 alvinegro, time atual campeão mineiro da categoria.
Ambos foram formados numa escolinha de futebol de BH, na região do Palmares. Marco Túlio chegou ao Atlético aos 11 anos. Hoje, se prepara para mudar para Lisboa, onde terá 70% dos direitos econômicos comprados pelo Sporting, que ainda terá prioridade na compra de mais 20% da fatia ao preço de 2 milhões de euros.
SEM ESPAÇO
Em consulta a uma fonte ligada ao staff do jogador, um dos motivos que aceleraram o acerto de Marco Túlio com o futebol internacional foi a falta de oportunidades no elenco principal do técnico Thiago Larghi.
O jogador não atua desde a vitória por 1 a 0 contra o Tombense, na última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro, quando o Galo foi a campo com formação totalmente reserva. Ao todo, foram 229 minutos na equipe principal do Atlético, sendo 32' no ano passado (derrota para a Caldense) e outros 197 minutos este ano. Foi titular apenas contra o Tombense, e, diluíndo esssa "minutage", Marco fez apenas 2,5 jogos pelo alvinegro mineiro.