Em Teófilo Otoni, o primeiro jogo da 11ª e derradeira rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro foi entre o time da casa, o América-TO e o Tricordiano. Por coincidência, a partida que abre a rodada reuniu os dois já rebaixados e lanternas da competição. Neste duelo dos caídos, o América goleou, teve atacante fazendo três gols e somou a primeira vitória na competição.
Já o Tricordiano tinha a chance de evitar a lanterna, bastando até mesmo um empate. Só que a equipe de Três Corações, que trocou duas vezes de treinador no torneio, foi goleado por 4 a 1. Vitinho, atacante do Dragão, foi o destaca da partida e levou a bola do jogo para casa. Ele anotou três gols, sendo um em cobrança de falta, de cavadinha.
O América não havia vencido nenhuma partida na competição, acumulando três empates e sete derrotas. O Tricordiano, entretanto, sairá do Módulo I sem ter triunfado nenhuma vez. Perdeu menos (6 partidas), mas empatou mais (cinco vezes).
A equipe da terra do Rei é rebaixada com a pior campanha do Estadual. Demitiu Edinho, filho de Pelé, logo no começo do Campeonato. Houve outra demissão do sucessor do "príncipe". Para o confronto deste domingo, a equipe levou uma formação alternativa e teve apenas um jogador no banco de reservas, o goleiro Rogério.