(Mourão Panda/América)
Duas vitórias, sobre Santos e Internacional e um empate com o Palmeiras. Sob o comando de Adílson Batista, o Coelho não só se afastou da zona de rebaixamento como consegue figurar na primeira metade da classificação do Campeonato Brasileiro – é o 10º, com 21 pontos. O quarto desafio do novo treinador promete ser especialmente complicado – hoje, às 19h, o América encara o Bahia, na Fonte Nova, em Salvador.
Dificuldade não só por conta da situação do tricolor, que é o primeiro time fora da zona do rebaixamento; ou da motivação extra provocada pela classificação à terceira fase da Copa Sul-Americana. No comando dos baianos está Enderson Moreira que, na pausa da competição para a Copa do Mundo, surpreendeu ao trocar o Coelho pelo time da boa terra.
O comandante americano quebrou a cabeça para buscar um sistema de jogo capaz de surpreender o adversário. E ainda foi obrigado a lidar com os vários desfalques – Luan e Aylon já estavam contundidos e Ademir e Norberto também se recuperam, enquanto Aderlan está suspenso pelo terceiro amarelo. Por opção, Rafael Moura não foi relacionado.
Sem jogadores da posição à disposição, Adílson improvisa o volante Juninho na lateral direita. E pode apostar numa inédita formação com três zagueiros para dificultar o trabalho de Enderson. Nesse caso, Paulão atuaria ao lado de Matheus Ferraz e Messias, com Wesley no meio-campo e Marquinhos no banco.
No mandante, o desfalque é o volante Grégore, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Mesmo com a partida no meio de semana contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil, em São Paulo (empate sem gols na ida), Enderson não acena com mudanças no restante do time.
BAHIA x AMÉRICA
Campeonato Brasileiro: 18ª rodada
BAHIA
Anderson; Bruno, Thiago, Lucas Fonseca e Paulinho; Nilton (Flávio), Élton, Vinícius e Zé Rafael; Edigar Júnio e Gilberto
Técnico: Enderson Moreira
AMÉRICA
João Ricardo; Juninho, Matheus Ferraz, Messias e Giovanni; Leandro Donizete, Gérson Magrão (Paulão), David e Ruy; Marquinhos (Wesley) e Judivan
Técnico: Adilson Batista
Horário: 19h
Estádio: Fonte Nova (Salvador)
Arbitragem: Péricles Bassols Cortez, auxiliado por Clóvis Amaral da Silva e Cléber do Nascimento Leite (trio de Pernambuco)