(Luiz Costa)
Iguarias baianas, como vatapá, acarajé, bobó e caruru já não fazem parte do cardápio de Edcarlos, um dos homens de confiança do técnico do Atlético, Levir Culpi. Natural de Salvador, o zagueiro, que assume o posto de titular contra o Internacional, na próxima quarta-feira, às 19h30, no Independência, é adepto atualmente a um belo frango com quiabo e ao tradicional pão de queijo.
Substituto do lesionado Leonardo Silva, submetido a cirurgia para correção de fratura de um dedo da mão direita, e que desfalca o time por tempo indeterminado, Edcarlos fará a 21ª partida em 2015. “É muito bom para o atleta ter a confiança do treinador, independentemente se está jogando. Espero corresponder à altura”, comenta o baiano, jogador do Galo desde 2014.
Sobre a relação com Minas Gerais, o zagueiro diz que se sente em casa. A esposa Verônica nasceu em Viçosa, Zona da Mata mineira, e é uma das responsáveis pela adaptação do marido ao Estado.
“O que mais me chama a atenção aqui é a regularidade do horário de almoço, de 11h às 11h30. É sagrado. Em outros estados não têm isso”, relata Edcarlos. Esta é a segunda passagem do atleta pelo futebol mineiro. Em 2011, atuou pelo Cruzeiro.
Como passa boa parte do tempo entre treinos, jogos e viagens, quando está de folga se dedica exclusivamente à família. Um dos programas favoritos é levar a filha Júlia, 5 anos, para as aulas de natação e andar de patins e bicicleta.
Fã de música evangélica e gospel, o ex-caseiro do cantor de axé Beto Jamaica hoje sonha com o título brasileiro, e espera ajudar o Atlético a sair da fila de 44 anos sem levantar o caneco.
“Acredito muito no título, apesar de resultados que deixaram a desejar. Internamente o grupo nunca perdeu a esperança. Enquanto existir possibilidade vamos continuar lutando”, garante Edcarlos. O jogador conquistou o bicampeonato Brasileiro nas temporadas 2006 e 2007, quando atuava pelo São Paulo.
Mudando peças
Na quinta-feira (8), o técnico Levir Culpi comandou um coletivo em campo reduzido, na Cidade do Galo, e repetiu a base da equipe que derrotou o Coritiba, por 3 a 0, no sábado passado.
As únicas alterações foram as entradas do zagueiro Edcarlos e do lateral-esquerdo Pedro Botelho, que entrou na vaga de Douglas Santos, convocado para defender a Seleção Brasileira Sub-23.
Com isso, o time titular na atividade dessa quinta (8) foi formado por Victor; Marcos Rocha, Edcarlos, Jemerson e Pedro Botelho; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Giovanni Augusto e Luan; Thiago Ribeiro e Lucas Pratto.
* colaborou Mateus Marotta