Com a chancela do ídolo do Galo, projeto “Manual do Bruxo” busca jovens talentos
(Manual do Bruxo - Divulgação)
Ronaldinho Gaúcho, um dos maiores gênios da história do futebol, segue deixando sua marca no esporte, agora fora das quatro linhas. Com dribles mágicos e um estilo único que encantou torcedores do mundo todo, o ex-camisa 10 da Seleção Brasileira, Atlético, Barcelona e Milan lança um novo projeto voltado à descoberta e ao desenvolvimento de talentos: o Manual do Bruxo. A iniciativa visa oferecer aos jovens jogadores a oportunidade de aprender com o próprio Ronaldinho e especialistas do setor, combinando conhecimento técnico e experiência prática.
Idealizado em parceria pelas empresas Growth Venture, FAMA Licenciamentos e Assis Moreira Group, o projeto conta com a expertise de Sérgio Estevam Jr., presidente executivo da Growth Venture. Mineiro de Governador Valadares, Sérgio é um especialista em desenvolvimento de negócios globais, pós-graduado pela Harvard Business School e investidor. Sob sua liderança, a Growth Venture se tornou peça-chave na criação desse ecossistema de ensino inovador, estruturado para selecionar e lapidar novos talentos do futebol.
O Manual do Bruxo funciona em três fases: videoaulas com ensinamentos sobre criatividade e técnica no futebol, uma seletiva presencial e, por fim, a escolha dos talentos por Ronaldinho Gaúcho. O projeto ainda conta com o suporte de Diego Vieira, analista tático que trabalha com atletas de destaque, como Endrick, Andreas Pereira e Talles Magno. Além de treinamento técnico, os jovens selecionados terão acesso a benefícios exclusivos, como acompanhamento psicológico, suporte nutricional, consultoria de imagem e patrocínio.
Para saber mais sobre essa iniciativa e o impacto do projeto no cenário esportivo, o Hoje em Dia conversou com Sérgio Estevam Jr., que detalhou os bastidores da criação do Manual do Bruxo, a importância da metodologia adotada e as perspectivas para o futuro do futebol a partir dessa nova plataforma.
(Sérgio Estevam Jr. Manual do Bruxo - Divulgação)
Como surgiu a ideia de criar o Manual do Bruxo? Qual foi a reação do Ronaldinho nas conversas iniciais?
A ideia de criar o Manual do Bruxo surgiu do desejo do Ronaldo em ajudar jovens atletas a alcançarem seus sonhos. Inspirado por sua própria trajetória no futebol, ele quer compartilhar experiências, aprendizados e desafios que já passou na carreira. O projeto foi idealizado e nasceu em Porto Alegre, em março de 2024, com o objetivo de virar uma fonte de inspiração e orientação para as futuras gerações de jogadores.
Qual é o diferencial do Manual do Bruxo em comparação com outras iniciativas de seleção de talentos no futebol?
A grande diferença deste projeto é que está sendo entregue um ecossistema de ensino para apoiar a formação de novos talentos. Além disso, a metodologia de avaliação dos atletas será inovadora. Não queremos apenas um jogo de 11 contra 11, mas sim identificar e potencializar as habilidades de cada um, levando em consideração sua performance e característica. Durante as seletivas, contaremos com profissionais altamente capacitados, com experiência em grandes clubes e que hoje trabalham com os principais jogadores do futebol mundial. Estamos empolgados para colocar nossa metodologia em prática e ver os resultados dessa abordagem transformadora.
Qual legado vocês querem construir com esse projeto? O que ele pode trazer de positivo para o futebol?
O principal legado é o ensino para a vida de jovens que sonham em se tornar jogadores de futebol. Acreditamos que a educação e o esporte são capazes de transformar realidades. O Ronaldinho é uma figura icônica no futebol mundial, capaz de inspirar e mobilizar qualquer um que sonhe em seguir carreira de jogador. Sua habilidade, seus lances de efeito e sua técnica são uma referência para todos os brasileiros. Nosso objetivo é contribuir para a revelação de novos talentos e, ao mesmo tempo, deixar um legado duradouro para as próximas gerações.
(Manual do Bruxo - Divulgação)
Antes mesmo da live inicial vocês divulgaram que já haviam ultrapassado a marca de 300 mil cadastros no site. Ronaldinho teve uma passagem marcante por Minas Gerais, com a camisa do Atlético. Dentre essas pessoas interessadas, é possível ter um percentual que seja do Estado mineiro?
Nós ainda não temos estes números por região. Só vamos conseguir mensurar esses dados daqui algumas semanas. Mas nós esperamos um retorno positivo vindo de Minas Gerais. O Ronaldinho fez história no Atlético e tem identificação com a cidade. Além disso, a região é muito estratégica para o projeto.
Como a parceria com Ronaldinho Gaúcho influencia a estratégia de licenciamento e a credibilidade do projeto?
O projeto conta sobre a vida do Ronaldo, tudo o que ele viveu e aprendeu ao longo de sua carreira. A credibilidade de alguém que viveu e conquistou tudo no futebol é o que nos dá a segurança e autoridade para abordar o tema com profundidade. Estamos falando de um produto inédito, e a imagem do Ronaldo, uma figura reconhecida mundialmente, nos proporciona uma enorme credibilidade e confiança.
Como a experiência da Fama Licenciamentos e da Growth Venture, que contam com grandes cases de sucesso, contribuiu para a concepção e desenvolvimento do Manual do Bruxo?
A experiência das empresas na criação deste ecossistema esportivo foi essencial para o lançamento do projeto. A Growth, especializada no ambiente digital, e a FAMA, com expertise em licenciamentos de produtos e experiências esportivas, foram fundamentais para a construção da iniciativa. Ambas possuem mais de 10 anos de experiência e um portfólio sólido de cases no mercado esportivo, trabalhando com clubes, personalidades e marcas icônicas do segmento.
(Manual do Bruxo - Divulgação)
Qual feedback inicial vocês têm recebido dos fãs e do mercado sobre essa iniciativa?
O retorno que estamos recebendo tem sido excepcional. Antes do projeto completar um mês de lançamento, já registramos mais de 300 mil inscrições. Tivemos que criar quase 260 grupos no WhatsApp para acomodar a grande demanda de interessados. Até o dia 26, data da live de apresentação, que trará todas as informações para o cadastro na seleção de talentos da lenda do futebol, nossa expectativa é que esse número continue a crescer. Todos querem participar e mostrar seu talento a alguém que realmente conquistou tudo no futebol.
A ideia é ter seletivas em várias capitais do Brasil. Belo Horizonte está entre elas? Já tem uma data para ocorrer?
Sim, a ideia é realizar seleções de talentos em várias cidades do Brasil. A cidade com o maior número de inscrições será a escolhida, com base no volume de participantes no projeto.
Leia mais