(Reprodução)
Técnico com mais jogos pelo Atlético, 434 no total, Telê Santana completaria 87 anos nesta quinta-feira (26). Nascido em 1931, ele foi o responsável por comandar a equipe campeã brasileira, em 71, e conquistou 235 vitórias pelo alvinegro. Foram 122 empates e 77 derrotas nos restantes.
Natural de Itabirito, Telê se tornou exemplo para jogadores e, posteriormente, para grandes técnicos do futebol brasileiro. Ele faleceu em 21 de abril de 2006. Um dos ex-atletas do disciplinador e exigente comandante foi o ex-atacante Guilherme, sétimo maior artilheiro do alvinegro, com 139 gols. Ambos trabalharam juntos no São Paulo. O atual treinador do Paysandu, inclusive, foi levado pelo aniversariante do dia para o Tricolor; na época, ele atuava pelo modesto Marília-SP.
Entrevistado na seção Papo em Dia do próximo fim de semana, Guilherme foi perguntado sobre a importância de Santana na sua vida e se hoje é espelho do que foi o antigo treinador dos tempos de Morumbi.
"Ele foi o meu mentor em tudo. Cheguei do São Paulo vindo do Marília. Um abismo de diferença entre as equipes. Tudo era muito novo e rápido para mim. Chegar num clube que vinha de um campeonato mundial, aí ganhamos a Libertadores, depois outro mundial, viagens internacionais, torneios importantes... Aprendi muita coisa com ele e isso me ajuda muito hoje", responde o ex-camisa 7 do Atlético.
Em duas passagens pelo Galo (1970/1972 e 1987/1988), Telê trabalhou com atletas como Reinaldo, Dario, Ângelo, Humberto Ramos, João Leite, Luizinho, Marcelo, Moacir, Paulo Isidoro e Cerezo. Treinou a Seleção Brasileira nas Copas de 1982 e 1986.