Em busca de um lugar nos jogos do Rio, trio de tenistas mineiros embarca para torneios nos EUA

Felippe Drummond Neto-Hoje em Dia
18/01/2016 às 07:39.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:03
 (Carlos Henrique/Divulgação)

(Carlos Henrique/Divulgação)

Faltando pouco mais de 200 dias para a Paralimpíada de 2016, os tenistas cadeirantes mineiros Rafael Medeiros, Daniel Rodrigues e Meire Coll embarcam hoje rumo aos Estados Unidos para disputar dois torneios de nível ITF 3, o primeiro no Arizona e o segundo em Indian Wells. Estes serão só os primeiros torneios deles neste ano, iniciando a corrida em busca de um lugar no Rio.

“A expectativa é que nós possamos disputar ao todo 11 torneios até maio, que é quando serão definidos os classificados para a Paralimpíada do Rio. Neste tempo, temos que dar o nosso melhor em cada competição”, explica Daniel. Como ocupam respectivamente o 33º e 24º lugares do ranking da ITF (Federação Internacional de Tênis), se a data de corte para a Paralimpíada fosse hoje, Rafael e Daniel estariam classificados para a disputa, já que os 36 melhores tenistas do planeta garantem vaga, com a limitação de quatro tenistas por país.

Bolsa Atleta


Outro problema que uma não classificação para a Paralimpíada acarretaria para os tenistas é que eles perderiam o apoio do Bolsa Atleta, programa do governo federal que arca com os gastos de treinamento e algumas viagens dos atletas.


“Além do sonho de disputar uma olimpíada, este é um outro grande problema que podemos enfrentar caso fiquemos de fora. O benefício só é dado para os atletas que alcançam bons resultados, e a disputa da Paralimpíada é um deles”, explica Rafael.


Equipe Multidisciplinar

Ainda em preparação para a nova temporada, os dois ganharam um aliado de peso. Graças ao bom relacionamento do técnico Leonardo Oliveira, o “Léo Butija”, os tenistas estão com uma equipe multidisciplinar que ajuda nos treinamentos diários. “Conseguimos através de vários contatos montar uma grande equipe para dar todo o aparato para os meninos conseguirem evoluir ainda mais. Me arrisco a dizer que na América Latina sejamos a primeira equipe desse porte a trabalhar com o tênis em cadeira de rodas”, conta Léo.


Além de Butija, a equipe é composta pelo fisioterapeuta Roberto Bretas, o psicólogo Francisco Cardia, o preparador físico João Paulo de Castro e a nutricionista Carmen Zita Pinto Coelho. Daniel, Rafael e Meyre ainda contam com o apoio da academia Five Trainning, que dá aos tenistas até o acompanhamento de dois profissionais de educação física: Bruno Barbosa e Paulo Cesar Caldeira.
 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por