(Bruno Teixeira/ Corinthians-Guarulhos/Divulgação)
Com três confrontos seguidos entre clubes do Estado em suas três primeiras rodadas, a Superliga Masculina de Vôlei 2017/18 ganhou ares de “Campeonato Mineiro” nesta reta inicial.
E, devido ao resultado e aos desdobramentos do último duelo regional entre Minas Tênis Clube e Montes Claros, é possível classificar o jogo deste sábado (28) às 21h55, na Arena JK, como o mais “quente” destes primeiros clássicos pela competição nacional.
As equipes se reencontram menos de um mês depois de terem disputado a semifinal do Mineiro. O Pequi Atômico contou com o mando de quadra por ter feito uma melhor campanha na fase de classificação, mas, mesmo com o apoio de 4 mil torcedores, caiu diante do Minas, por 3 a 0 (25/20, 25/21 e 25/21).
Apesar da grande tradição do adversário, o tropeço foi frustrante para o Montes Claros, devido ao maior investimento em reforços como o oposto Lorena, o levantador Sandro, o central cubano Mesa e o ponteiro argentino Zanotti.
O revés colocou em xeque o trabalho do técnico Chico dos Santos, demitido após a derrota do Pequi para o Canoas, por 3 a 0, na abertura desta Superliga, depois de apenas oito partidas oficiais pelo clube.
“O Minas é muito bem treinado pelo técnico Nery Tambeiro. Estamos trabalhando em cima dos pontos fortes do adversário. Nossa equipe está bastante motivada depois da vitória contra o Juiz de Fora”, garante o interino Sérgio Cunha.
Minas e Montes Claros têm, ambos, uma vitória e uma derrota nesta Superliga. O time da capital leva vantagem no aproveitamento de sets e aparece na quarta colocação, com quatro pontos. Já a equipe do Norte de Minas soma três pontos e ocupa a oitava posição na tabela.
Também pela terceira rodada, neste sábado, o Juiz de Fora busca a primeira vitória no torneio diante do Renata/Campinas, em casa. Enquanto isso, o Sada/Cruzeiro enfrenta o Copel/Telecom/Maringá no Paraná.
Situações opostas
Pelo naipe feminino, o Dentil/Praia Clube vai a São Paulo enfrentar o Pinheiros, nesta sexta-feira (27), às 21h30. A equipe do técnico Paulo Coco é a única com 100% de aproveitamento de vitórias e sets, após os triunfos sobre Renata/Valinhos/Country, fora, e São Cristóvão Saúde/São Caetano, em casa, ambos por 3 a 0.
O time de Uberlândia, porém, perdeu momentaneamente a liderança isolada para o Sesc/RJ, pois as cariocas superaram o Valinhos por 3 a 0, ontem, na abertura da terceira rodada, e alcançaram oito pontos na tabela.
Já a Camponesa/Minas vive uma realidade bem diferente e precisa vencer o Fluminense na condição de visitante, no sábado, para não se distanciar muito do pelotão de frente. A equipe do técnico italiano Stefano Lavarini caiu diante da torcida mineira nas duas primeiras rodadas, contra São Caetano (3 a 0) e Pinheiros (3 a 2).
TERCEIRA RODADA
Superliga Masculina
Sábado (28)
Lebes/Canoas x Sesi-SP – Canoas (18h)
Juiz de Fora x Renata/Campinas – Juiz de Fora (18h)
Copel/Telecom x Sada/Cruzeiro – Maringá (18h30)
Caramuru x EMS/Funvic/Taubaté – Ponta Grossa (20h)
Minas x Montes Claros – Belo Horizonte (21h55)
Domingo (29)
Sesc/RJ x Corinthians/Guarulhos – Rio de Janeiro (13h)
Superliga Feminina
Quinta-feira (26)
Renata/Valinhos/Country 0 x 3 Sesc/RJ – Valinhos
Sexta-feira (27)
Sesi/SP x Hinode/Barueri – Santo André (19h)
Pinheiros x Dentil/Praia Clube – São Paulo (21h30)
Sábado (28)
Fluminense x Camponesa/Minas – Rio de Janeiro (14h)
BRB/Brasília x Bauru – Brasília (18h30)
Terça-feira (31)
São Cristóvão saúde x Nestlé/Osasco – São Caetano (20h)