O Houston Rockets foi dominante. Não ficou um segundo sequer atrás do marcador. Com uma atuação dominante e um primeiro quarto arrasador, surpreendeu e superou o poderoso San Antonio Spurs fora de casa, nesta quarta-feira (25), em duelo texano que fechou a rodada da natal da NBA.
O pivô brasileiro Tiago Splitter começou a partida como titular, permaneceu em quadra por pouco mais de 23 minutos e teve números discretos. Ao todo, anotou seis pontos, pegou quatro rebotes e distribuiu uma assistência. No período em que atuou, porém, os Spurs tiveram um déficit de 23 pontos. Isto pode ser explicado, em parte, pelo primeiro período fabuloso da equipe de Houston.
Nos 12 minutos iniciais, os Rockets demonstraram a já conhecida força ofensiva - principalmente nas transições de defesa para o ataque - e, com uma retaguarda segura, abriram 15 pontos de vantagem (40 a 25). No segundo quarto, a equipe de San Antonio reagiu, venceu por 26 a 20, mas foi as vestiários com nove tentos de prejuízo. Depois do intervalo, o time da casa foi melhor, chegou a ficar apenas dois pontos atrás, mas, quando teve a posse de bola para pelo menos empatar o duelo, sofreu com uma sequência de ataques dos visitantes.
Liderados por Jeremy Lin e James Harden, Houston voltou a estabelecer grande vantagem e iniciou o quarto período com triunfo parcial por 83 a 75. No quarto final, a equipe visitante só administrou o placar, teve nova vitória, desta vez por 28 a 23, e finalizou rodada natalina com um contundente triunfo por 13 pontos de frente em pleno AT&T Center. O curioso é que, desde que a bola foi colocada em jogo, os Rockets não ficaram um segundo sequer atrás no marcador.
O cestinha da partida foi o ala-armador James Harden, que marcou 28 pontos (16 deles no quarto período) e ainda pegou seis rebotes, mesmo número de assistências. Outros nomes de destaque do Houston foram o pivô Dwight Howard (15 pontos, 20 rebotes e três tocos), o ala Chandler Parsons (21 tentos, seis rebotes e seis assistências) e o armador Jeremy Lin (13 pontos e oito assistências). Pelo lado dos Spurs, o veterano ala-armador argentino Manu Ginóbili foi o melhor em quadra e terminou o duelo com 22 pontos.
A vitória impulsionou o Houston Rockets a uma campanha de 19 triunfos e 11 derrotas, e colocou a equipe vermelha na quinta colocação da Conferência Oeste, a cinco jogos de distância dos líderes, Portland Trail Blazers e Oklahoma City Thunder. Os Spurs, por sua vez, permaneceram no terceiro posto com 22 vitórias e sete tropeços. As duas equipes voltam à quadra na próxima terça-feira. Houston pega o Memphis Grizzles dentro de casa, enquanto San Antonio visita o Dalas Mavericks.
Confira os resultados da rodada de natal da NBA:
Brooklyn Nets 78 x 95 Chicago Bulls
New York Knicks 94 x 123 Oklahoma City Thunder
Los Angeles Lakers 95 x 101 Miami Heat
San Antonio Spurs 98 x 111 Houston Rockets
Golden State Warriors 105 x 103 Los Angeles Clippers