(Marcelo Figueras)
Na abertura do Quadrangular Semifinal da Liga das Américas, duas equipes brasileiras se enfrentaram em Buenos Aires, na Argentina, na noite desta sexta-feira (15). Líder do NBB, o Flamengo tentava se recuperar após a derrota para o Bauru na competição nacional, mas não obteve êxito. Com 31 pontos de Joe Smith, cestinha da partida, o Pinheiros conseguiu bater a equipe carioca por 88 a 85 e saiu na frente em busca de uma vaga nas finais.
Melhor em quadra deste o início da partida, o time paulista conseguiu fechar o primeiro quarto com 14 pontos de diferença: 25 a 14. No mesmo ritmo, o Pinheiros manteve a tranquilidade no segundo e foi para o intervalo com uma larga vantagem: 41 a 31.
No início do terceiro quarto, no entanto, o Flamengo mudou sua postura e chegou a empatar a partida, mas vacilou no final e terminou oito pontos atrás no placar, com uma bola de três de Joe Smith no final: 68 a 60.
O Rubro-negro voltou a jogar melhor no último quarto e voltou a encostar no placar. Após um jogo muito equilibrado, o Pinheiros conseguiu aproveitar os últimos lances, quando abriu três pontos de vantagem e conquistou o triunfo: 88 a 85.
Neste sábado, os dois brasileiros voltam à quadra e enfrentam os times estrangeiros do grupo. Às 20h05 (de Brasília), o Flamenga encara o equatoriano Mavort, enquanto que o Pinheiros joga às 22h10 (de Brasília) contra o argentino Lanús.