(Montagem/AFP)
Na véspera do aniversário de dois anos da goleada histórica da Alemanha em cima do Brasil - o famoso 7 a 1 na semifinal da Copa do Mundo de 2014, a seleção alemã mais uma vez encara os anfitriões, desta vez a França, na luta por um lugar na decisão de um grande torneio, neste caso a Eurocopa.
O jogo desta quinta-feira, às 16 horas (de Brasília), será no estádio Vélodrome, em Marselha.
A lembrança da esmagadora vitória no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, surgiu nas entrevistas dos jogadores alemães. O meia-atacante Thomas Müller mostrou bom humor ao relembrar o triunfo.
"A França, como anfitriã, estará sob pressão. Eles sabem que jogarão contra um ótimo time. É o tipo de jogo em todos querem ver. E queremos jogar bem. Mas nós não achamos que vamos vencer por 7 a 1", disse, aos risos.
O assuntou voltou a ser lembrado na entrevista do técnico Joachim Löw. Para ele, é difícil fazer uma comparação, por conta do raríssimo placar da partida em 2014.
"Não tem muito o que tirar daquele jogo para trazer para esse duelo. Nossos jogadores estão acostumados a sentir pressão. Os brasileiros ficaram chocados porque levaram três ou quatro gols em pouquíssimos minutos. Uma semifinal daquela não vai acontecer a cada dois anos. E além disso, a França é muito mais sólida defensivamente do que eram os brasileiros há dois anos".
Leia mais
Vídeo mostra Cristiano Ronaldo 'convocando' jogador a bater pênalti: 'Seja forte!'
Do lado da França, o técnico Didier Deschamps disse que a sua seleção precisa se impor em campo.
"A Alemanha sempre domina o adversário, tem mais posse de bola. Mas não podemos chegar lá e pensar somente em nos defender. Temos a oportunidade, queremos jogar nosso máximo, com todo o respeito que temos pelos alemães, atuais campeões mundiais", disse o treinador.
Na Copa do Mundo de 2014, França e Alemanha se enfrentaram uma fase antes dos alemães massacrarem o Brasil.
Pelas quartas de final, o time comandado por Joachim Löw derrotou os franceses por 1 a 0, no estádio do Maracanã, no Rio. No mesmo local, alguns dias depois, o tetra mundial veio no mesmo local com a vitória na prorrogação sobre a Argentina.
Nesta Eurocopa, franceses ou alemães terão pela frente a seleção de Portugal na grande decisão de domingo, no Stade de France, em Saint-Denis. Nesta quarta-feira, os portugueses avançaram ao baterem o País de Gales por 2 a 0, em Lyon.