Especulado em outros clubes, Dátolo curte boa fase e promete foco no Galo

Frederico Ribeiro - Hoje em Dia
22/11/2015 às 12:56.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:02
 (Hoje em Dia)

(Hoje em Dia)

“Não procuramos o Atlético nem ele, mas é um bom jogador”. A declaração do presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, revela que o clube gaúcho não chegou a criar pretensões reais sobre a contratação do meia argentino Jesús Dátolo, do Atlético. Mas a frase curta evidencia que o jogador tem tudo para ser cobiçado no mercado durante a janela de transferências. Diante do Goiás, hoje, às 17h, no Independência, ele entrará em campo para tentar comprovar a boa fase.

“Temos mais três jogos no Campeonato Brasileiro, e vamos atrás da vitória em todos eles”, promete o camisa 10 alvinegro, demonstrando comprometimento com a missão de conduzir o Galo ao valorizado vice-campeonato nacional.

Dátolo chegou a ser vaiado por parte da torcida atleticana durante a temporada, mas foi blindado pelo técnico Levir Culpi. Agora, o jogador colhe o fruto da confiança conquistada junto ao treinador. Voltou a ser titular absoluto da equipe e vem fazendo a posição que mais deu dor de cabeça ao comandante em 2015: o lado esquerdo do setor ofensivo do Atlético.

Assim que a janela de transferências reabrir no mercado brasileiro, o armador de 31 anos certamente será sondado por alguns clubes. Após as especulações sobre o interesse do Grêmio, o Flamengo também já foi citado.

O motivo é bem simples: o contrato de Dátolo com o Atlético possui uma multa rescisória de apenas R$ 2 milhões, valor baixo para o padrão nacional. O vínculo vai até dezembro de 2016.

O valor da multa é igual à a diferença da premiação paga pela CBF para o vice-líder em relação ao terceiro colocado do Brasileirão, disputa que reúne justamente o Galo e o Imortal.

O camisa 10 é o argentino da vez na Cidade do Galo. Autor de dois gols nos últimos dois jogos, ele fez o que Lucas Pratto almejava. O atacante, que goza de um prestígio inabalável no clube, segue com um jejum de cinco jogos. Dátolo até encurtou a distância em relação ao conterrâneo na disputa pelo posto de maior artilheiro estrangeiro do Galo: são 17 gols do meia, contra 22 do atacante.

Dátolo foi contratado de graça em 2013, após uma rescisão amigável com o Internacional, clube no qual conviveu com contusões e com a grande expectativa da torcida e diretoria.


REBAIXAMENTO

Se o Atlético foi protagonista na decisão do título brasileiro, ele também pode decretar o primeiro rebaixado da competição.

O Goiás, com 34 pontos, torce contra Avaí e Figueirense. Caso o clube esmeraldino seja derrotado, conseguiria alcançar apenas 40 pontos na tabela – a dupla catarinense está a uma vitória, cada uma, de ultrapassar essa pontuação.

“Temos mais três jogos para terminar o ano, e vamos trabalhar firme para terminarmos de uma forma digna”, declarou o zagueiro Fred, do Goiás.

ATLÉTICO

Victor; Marcos Rocha, Jemerson, Leonardo Silva e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Luan, Giovanni Augusto e Dátolo; Lucas Pratto. TÉCNICO: Levir Culpi

GOIÁS

Renan; Gimenez, Fred, Alex Alves e Rafael Forster; Ygor, Patrick, David e Felipe Menezes; Bruno Henrique e Erik. TÉCNICO: Danny Sérgio

HORÁRIO E LOCAL: Às 17h, no Independência. ARBITRAGEM: Nielson Nogueira Dias (PE), auxiliado por Fabiano da Silva Ramires (ES) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE). TRANSMISSÃO: Premiere
 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por