A quinta Libertadores seguida do Atlético começa nesta quarta-feira (8), às 19h30, e será também a quinta edição do torneio para o atacante Robinho. O camisa 7 divide o estrelato da companhia alvinegra com dois outros protagonistas que, assim como ele, darão início à marcha em busca de uma conquista inédita diante do Godoy Cruz, da Argentina.
Robinho, Fred e Elias formam um trio de atletas experientes, acima dos 30 anos, acostumados com o clima de Libertadores, mas que compartilham a frustração por nunca terem levantando o troféu pelos ex-clubes. Desejo este que se reúne triplamente com a camisa alvinegra, a começar pelo jogo em Mendoza.
Robinho foi vice-campeão em 2003 pelo Santos, quando perdeu a final para o Boca Juniors. Depois, fez mais duas campanhas em sequência pelo Peixe, sendo eliminado nas quartas de final em ambas.
Em 2010, fez parte do time que venceu a Copa do Brasil pelo time paulista e poderia estar no elenco campeão da Libertadores em 2011. Porém, já havia voltado de empréstimo para a Europa. E só voltaria a disputar a competição em 2016, pelo Atlético, ficando de fora de três dos dez jogos alvinegros no torneio.
Apesar das más lembranças, ele é o jogador brasileiro em atividade que mais balançou as redes na Libertadores, com 15 gols (sendo um deles apenas pelo alvinegro).
LESÕES
Fred tem a Libertadores como grande desejo da carreira. Foi bicampeão nacional pelo Fluminense e maior artilheiro de uma edição de Copa do Brasil, mas nunca foi além no principal torneio das Américas.
Assim como Elias, ele fará a quarta participação na competição, tendo chegado apenas às quartas de final, em 2012 e em 2013.
O desempenho dele na Libertadores foi limitado por conta das lesões. Um problema na panturrilha em 2011 e contusões musculares na coxa direita nos anos seguintes fizeram o camisa 9 participar apenas de 18 jogos dos 28 que o Fluminense realizou. Apesar de nunca ter atingir a semifinal, Fred pode se vangloriar de dois feitos: participou de uma vitória contra o Boca Juniors em La Bombonera e é o maior artilheiro do Flu na história do torneio, com oito gols.
FARO APURADO
Elias é a grande contratação do Galo para a Libertadores 2017. Apesar de ter feito história no Corinthians, o volante não estava no título de 2012, quando foi vendido para o Atlético de Madrid em 2011. Esta será a quarta vez que o camisa 8 disputará o torneio, no qual nunca passou das oitavas de final, em três participações pelo Timão.
O investimento de R$ 8,4 milhões, curiosamente, tem um retrospecto na Libertadores que ainda não mostrou no Galo: o de fazer muitos gols. Elias marcou mais que Fred (nove vezes) e chegou a balançar a rede em quatro jogos seguidos na campanha de 2015, quando o Timão foi eliminado pelo Guarani-PAR.Editoria de Arte/Hoje em Dia / N/A
GODOY CRUZ X ATLÉTICO
Godoy Cruz: Rodrigo Rey; Walter Serrano, Diego Viera, Sebastián Olivares, Marcelo Benítez; Fabián Henríquez, Guillermo Fernández, González, Giménez; Garro e Correa. Técnico: Lucas Bernardi.
Atlético: Giovanni; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Gabriel e Fabio Santos; Rafael Carioca, Elias e Danilo (Cazares); Otero, Robinho e Fred. Técnico: Roger Machado.
Horário: 19h30
Local: Estádio Malvinas Argentinas, em Mendoza (ARG)
Arbitragem: Wilson Lamouroux, auxiliado por Eduardo Diaz e John Alexander Leon (Colômbia)
Transmissão: Sportv