O presidente da Uefa, Michel Platini, admitiu nesta sexta-feira que a ideia de realizar a Eurocopa de 2020 em várias sedes, proposta por ele mesmo em junho, é "um pouco louca". O dirigente havia sugerido esta mudança ainda durante o torneio europeu deste ano e na última quinta a proposta foi aprovada pelo comitê executivo.
"Foi uma ideia que tive e que me pareceu um pouco louca, mas também maravilhosa. É levar a Eurocopa a todos os torcedores, ao invés dos torcedores irem à Euro", declarou o francês. Seu objetivo com esse formato é homenagear a competição continental, que em 2020 completa 60 anos de existência.
Com a confirmação, o problema passa a ser a logística. Platini admitiu que não será fácil organizar a competição, que conta com 24 seleções e terá 51 partidas disputadas, em diversas sedes. Também não foi revelado quantos e quais países receberam o torneio, o que só deve acontecer em 2014.
"Precisamos de uma solução inteligente para evitar que os torcedores tenham que perseguir suas equipes por toda Europa", apontou. "Não podemos ter torcedores da Inglaterra indo para Lisboa, depois Casaquistão e depois outro lugar", completou o francês.
Até pela dificuldade de organização, Platini admitiu que inicialmente as múltiplas sedes serão adotadas somente em 2020, apenas para que torcedores de todo o continentes possam homenagear a competição. "A celebração simultânea será para somente uma vez. No futuro analisaremos se é possível repetir ou não."
http://www.estadao.com.br