Jogador do São Paulo também comentou sobre o papel de liderança do capitão Danilo no vestiário da Seleção
Rafael em treino pela Seleção Brasileira (Rafael Ribeiro/ CBF)
Ex-goleiro de Atlético e Cruzeiro, Rafael opinou sobre o favoritismo da Seleção na disputa da Copa América. O arqueiro do São Paulo, convocado para a competição pelo técnico Dorival Júnior, enalteceu equipes como Argentina e Colômbia, mas deixou claro que confia no Brasil, que segundo ele, é uma nação que “por onde passa é favorita”.
"Eu acho que essa Copa América tem grandes seleções, com cada uma em sua trajetória. Vai ser muito disputada. A Argentina é muito forte, a Colômbia também. São várias que enfrentaremos que são fortes. Mas confio muito na seleção brasileira", destacou o arqueiro em entrevista coletiva nesta segunda-feira (17).
O arqueiro ainda destacou que todos os atletas convocados por Dorival Júnior sabem o “peso de representar” o Brasil e que têm "o papel" de serem campeões continentais.
"Onde a seleção entra, é para ser campeã, para vencer, é uma seleção que por onda passa é favorita. Sabemos o peso de representar. Respeitamos muito as outras, são grandes. Nós, enquanto Brasil, vamos fazer o nosso melhor, o nosso papel, e sabemos o quão importante é ser campeão", destacou.
Rafael foi o último convocado para defender a Seleção na Copa América. O arqueiro entrou na vaga de Ederson, do Manchester City, que se lesionou nas últimas rodadas do Campeonato Inglês. Antes da convocação para o torneio continental, o goleiro também havia sido chamado para defender o Brasil nos amistosos contra Inglaterra e Espanha.
O goleiro Rafael também exaltou o papel do capitão Danilo nos bastidores da Seleção. Segundo o arqueiro, o lateral da Juventus tem o "dom da palavra" e vem conquistando o plantel canarinho com seus discursos.
"Se pegar cada fala do Danilo antes dos jogos, é algo impressionante. Não só o dom da palavra, mas o dom de motivar realmente e mostrar para gente o quanto não é normal o que a gente está fazendo aqui. Essa é a mentalidade que nós jogadores estamos tendo e tentando passar para o nosso povo", explicou.
De acordo com Rafael, as falas do capitão são importantes para relembrar aos atletas o que eles estão representando ao entrar em campo pela Seleção.
"Somos atletas do povo e vamos representá-lo. Não vamos levar só a alegria da vitória, mas vamos levar o orgulho de sermos representantes do nosso povo ao mundo. Cada dia que passa temos mais noção da responsabilidade. Resgatar essa aproximação com o nosso povo e trazer cada vez mais a torcida para o nosso lado", finalizou.
*Estagiário sob supervisão de Valeska Amorim
Leia mais