Ex-craque do futsal e antigo vendedor no Mineirão ganham espaço no Palmeiras

Estadão Conteúdo
13/03/2018 às 09:05.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:50
 (Instagram/ Reprodução)

(Instagram/ Reprodução)

O Palmeiras terminou a primeira fase do Campeonato Paulista com dois novatos da base em alta. Os atacantes Papagaio e Fernando comemoraram a conquista de espaço no elenco nos últimos jogos com a satisfação de quem, mesmo jovem, já superou um passado complicado. A dupla nascida em 1999 encarou situações inusitadas antes desta oportunidade no time, como fazer carreira no futsal e vender lanches do lado de fora do Mineirão.

A vitória por 3 a 0 sobre o Ituano, no último domingo (11), ficou marcada na carreira de ambos. Papagaio foi titular do time pela primeira vez na carreira e, ao dar lugar para Fernando no segundo tempo do duelo, abriu espaço para o colega marcar o primeiro gol como profissional. Os dois foram apostas do técnico Roger Machado para a partida final da primeira fase, no estádio Novelli Junior, em Itu.

Apelidado de Papagaio por ser muito falante, Rafael Elias da Silva é chamado assim desde os tempos de Portuguesa, onde começou no futsal. O atacante se destacava na modalidade até se transferir ao Palmeiras, em 2015, também para jogar nas quadras. O clube promove aos garotos a integração do ginásio com o campo e por muito tempo ele se manteve no dois diferentes elencos.

A jornada dupla não lhe impediu de ser convocado para a seleção sub-17 de futsal enquanto treinava na base do Palmeiras. Porém, há pouco mais de um ano, Papagaio resolveu tomar a decisão. O campo foi a escolha do garoto. Na base do Palmeiras, foi ganhar espaço de vez durante a Copa São Paulo deste ano, quando começou como reserva, mas fez dois gols e acabou promovido ao time principal.

Para Fernando marcar o primeiro gol, precisou sair mais de longe. Natural de Belo Horizonte, o atacante começou a treinar na Associação Mineira de Desenvolvimento Humano (AMDH), projeto social voltado a descobrir talentos. O garoto conciliava as atividades esportivas com o trabalho de vender lanches junto com o pai na porta do Mineirão, estádio onde o jogador sonha em atuar.

A chance de mudar de vida veio em 2016, durante a disputa da Copa BH. Fernando chamou a atenção de cerca de dez equipes durante a competição. O coordenador da base do Palmeiras, João Paulo Sampaio, precisou correr para, apenas cinco dias após o torneio, vencer a concorrência e conseguir o registro da promessa como atleta do clube.

Fernando tem como ídolo Gabriel Jesus e inclusive copiou do atacante da seleção brasileira uma tatuagem. O desenho é de um menino que segura uma bola de futebol nos braços enquanto observa uma favela. Neymar também tem a mesma imagem retratada no corpo.
 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por