O New York Knicks anunciou oficialmente nesta quinta-feira a contratação do ex-jogador Jeff Hornacek como seu novo treinador. A negociação já era dada como certa pela imprensa norte-americana nas últimas semanas, mas somente agora o presidente da franquia, o ex-técnico Phil Jackson, confirmou o acerto.
Hornacek chega para tentar reerguer uma das mais tradicionais franquias da NBA, que já vem de três temporadas seguidas sem sequer chegar aos playoffs. Ele chega para a vaga de Derek Fisher, que foi demitido em fevereiro e foi substituído pelo interino Kurt Rambis até o fim da última temporada.
"Jeff tem um tremendo conhecimento do basquete e possui grandes qualidades de líder", declarou Phil Jackson em comunicado divulgado pelo Knicks. "Durante sua carreira, tanto como jogador como treinador, demonstrou a habilidade de melhorar seu nível de jogo."
Com um elenco com uma grande estrela, Carmelo Anthony, e um jovem promissor, Kristaps Porzingis, Hornacek terá que melhorar o nível de atuação do Knicks, que somou apenas 32 vitórias em 82 jogos na última temporada, e lidar com Phil Jackson. O dirigente insistia que o time de Nova York precisava atuar no mesmo sistema ofensivo que ele próprio consagrou em seis títulos do Chicago Bulls e cinco do Los Angeles Lakers, mas os atuais treinadores da liga não parecem dispostos a revivê-lo.
Ao menos, Hornacek mostrou um bom trabalho ofensivo em sua única experiência como técnico até o momento, no Phoenix Suns. Foram três temporadas no Arizona, sendo a primeira delas bastante surpreendente, quando, com um elenco bem questionável, quase foi aos playoffs da Conferência Oeste. Nesta passagem, o treinador armou um time rápido na transição, com jogadores baixos em quadra, bem condizente com a atual realidade da NBA.
Como jogador, Hornacek era especialista nos arremessos de três e atuou por Phoenix Suns, Philadelphia 76ers e Utah Jazz, com o qual derrotado duas vezes pelo Bulls de Phil Jackson nas finais, em 1996/1997 e 1997/1998. "Phil Jackson era um treinador e um mestre do jogo, que eu admirei por muitos anos. Estou ansioso para colaborar com ele e nossa equipe técnica para levar esta equipe ao nível que os torcedores esperam", elogiou.
http://www.estadao.com.br